Como Fazer Preenchimento Automático de Texto no Word

Em alguns momentos quando precisamos inserir um texto qualquer em um documento, simplesmente para demonstração ou impressão para visualizar, por exemplo, a formatação do layout é melhor não utilizar o texto definitivo, porque ele pode não estar pronto ou não pode ser exibido, por questões de marketing ou qualquer outro motivo, antes do lançamento oficial.

Neste caso seria interessante ter uma forma de criar um texto que simule um texto real de forma automática. Já vimos em alguns documentos na internet o texto que começa com a frase lorem ipsum, que é um texto em latim e não possui nenhum significado além de simular um texto.

O Microsoft Word permite criar este e outros tipos de textos através de algumas funções não muito conhecidas. Veja agora como fazer o preenchimento automático de texto no Word usando as funções lorem() e rand().

Função lorem()

A função lorem() cria um texto em latim. Para criar o texto digite na página do word =lorem()



Selecione Enter.


A função insere cinco parágrafos com número de sentenças variado de um texto em latim .

Você pode definir o número de parágrafos e sentenças usando os parâmetros parágrafo e sentenças da função lorem(parágrafo, sentença).

Por exemplo, para inserir um texto em latim com 6 parágrafos e 5 sentenças cada um, digite =lorem(6, 5)

Função rand()

A função rand() insere um texto escolhido aleatoriamente pelo Word de um material de suporte dos produtos Microsoft. Para criar o texto digite na página do word =rand()



 Selecione Enter.


A função insere cinco parágrafos com número de sentenças variado de um texto com material de suporte.

Você pode definir o número de parágrafos e sentenças usando os parâmetros parágrafo sentenças da função rand(parágrafo, sentença).

Por exemplo, para inserir um texto de suporte com 4 parágrafos e 10 sentenças cada um digite =rand(4, 10)


Função rand.old()

Existe uma outra opção para a função rand() conhecida como rand.old() que exibe as letras do alfabeto em três parágrafos com três sentenças.


A função também possui os parâmetros parágrafos e sentenças, rand.old(parágrafos, sentenças). Por exemplo, para inserir 5 parágrafos com 6 sentenças contendo as letras do alfabeto digite =rand.old(5,6)

Atenção:  Se a função de preenchimento automático de texto não funcionar, verifique se a opção Substituir texto ao digitar está selecionada na aba de Auto Correção na caixa de Auto Correção. Você pode verificar acessando o menu Arquivo > Opções. Na caixa Opções do Word selecione o item Revisão de Texto e o botão Opções de Auto Correção.




Com as funções lorem() e rand() fica fácil inserir textos de forma automática em apresentações, onde ainda não possuímos os textos definitivos.