Páginas

Pesquisar neste blog

27 de junho de 2022

Como Criar Lista Suspensa no Google Docs

 

A lista suspensa é um componente útil nos aplicativos, para facilitar o preenchimento de informações. Ao invés de digitar a informação podemos selecionar de uma lista composta de várias opções, a opção adequada para a situação. 

Nos documentos do Google Docs podemos inserir a lista suspensa, que é chamada de menu suspenso. O Google Docs possui algumas opções pré-definidas de menu suspenso, que podem ser customizados ou podemos criar um menu suspenso novo, de acordo com a necessidade.

Vou mostrar como inserir o menu suspenso em uma coluna de status, de uma tabela, no documento, que exibe o status do andamento das atividades de criação de alguns arquivos. Além de inserir vou mostrar como alterar e criar um menu suspenso novo.

Como inserir e alterar o menu suspenso

Com o documento aberto posicione o cursor no local onde vai inserir o menu suspenso, vá para o menu Inserir > Menu suspenso.


No pop-up de menus suspensos vemos a opção para criar um menu suspenso + Novo menu suspenso ou usar um pré-definido. Para o exemplo selecionei o menu Status da revisão.


Observe que após a última opção do menu temos + Adicionar / Editar opções, para incluir mais opções ou alterar as opções existentes. Se selecionar essa opção o Google Docs abre a janela Opções do menu suspenso.


Na janela Opções do menu suspenso podemos:
  • Alterar o nome do modelo do menu suspenso digitando o nome no campo Nome do modelo.
  • Excluir opções, clicando na lixeira ao lado da opção.
  • Alterar a cor de fundo da opção selecionando a cor do menu suspenso de cores localizado à esquerda da opção.
  • Incluir novas opções clicando em + Nova opção.
  • Alterar a ordem da opções selecionandopara arrastar as opções na ordem desejada.

Como criar um menu suspenso

Com o documento aberto posicione o cursor no local onde vai inserir o menu suspenso, vá para o menu Inserir > Menu suspenso. No pop-up clique em + Novo menu suspenso.


Na janela Opções do menu suspenso preencha com a lista de opções inserindo o nome do menu suspenso, no campo Nome do modelo, e o nome da opções nos campos Opção 1 até Opção 4, se for usar as quatro opções. Lembre-se que você pode incluir, excluir, mudar a cor ou ordenar as opções da mesma forma descrita no item Como inserir e alterar o menu suspenso.


Depois de criar um menu suspenso novo, ele estará disponível para inserção no documento na próxima vez que for inserir um menu suspenso.

Para exemplificar criei o menu Configuração 1, que agora está disponível para inserção no documento.


Leia a seguir