29 de abril de 2021

Como Realçar Valores Duplicados no Planilhas Google

No Planilhas Google é possível realçar com cores os valores duplicados em uma coluna, facilitando a visualização dos valores repetidos. Veja como realçar os valores duplicados usando fórmula e formatação condicional.

Para mostrar como realçar os valores duplicados, vou usar uma planilha com uma coluna preenchida com valores numéricos. Entre os valores existem alguns repetidos.


Para realçar os valores duplicados vá até o menu FORMATAR > FORMATAÇÃO CONDICIONAL, na planilha onde está a lista numérica.


No painel "Regras de formatação Condicional", na aba "Cor Única", preencha o item "Aplicar ao intervalo", o intervalo de linhas onde estão os valores, no exemplo, os valores estão entre as linhas A1 e A10.

Na seção "Regras de formatação", selecione no campo "Formatar células se...", a opção "A fórmula personalizada é". No próximo campo digite a fórmula:

=COUNTIF(A:A; A1)>1 

Na fórmula o valor A:A representa a coluna, A1 a célula inicial onde estão os valores, e >1 define que o valor apareça mais de uma vez.

No campo "Estilo de formatação" defina a formatação que deseja aplicar nos valores repetidos. No exemplo, está definido que os valores repetidos devem estar em negrito e com o fundo na cor amarela. Clique no botão "Concluído".

O uso da formatação condicional para realçar os valores duplicados no Planilhas Google, é muito útil para visualizar de forma fácil os itens repetidos em uma lista. Essa fórmula é válida tanto para valores numéricos como para texto. No caso de texto a fórmula não diferencia letras maiúsculas de letras minúsculas, por exemplo, o nome João e joão conta como itens repetidos.

Leia a seguir

11 comentários:

  1. Como faço pra destacar valores duplicados analisando duas colunas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quiser destacar os valores duplicados em mais de uma coluna, altere o intervalo das colunas para representar as colunas que quer destacar no campo "Aplicar ao intervalo" do painel "Regras de formatação condicional". Seguindo o exemplo do post, ao invés de preencher com o valor A1:A10, coloque A1:B10 para destacar os valores das colunas A e B.

      Excluir
    2. Obrigada pelo tutorial! Muito claro e útil

      Excluir
  2. Boa solução. O problema é que essa fórmula verifica a duplicidade apenas do que está na célula A1, e não qualquer duplicidade no intervalo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, essa fórmula funciona para duplicidade em qualquer célula da coluna, inclusive para mais de um valor, desde que tenha selecionado o intervalo correto no campo "Aplicar ao intervalo".

      Excluir
  3. Modifiquei a fórmula para =CONT.SE(A:A; A:A)>1 e, aparentemente, funcionou para a formatação condicional da coluna inteira com valores que ocorrem em todas as células da coluna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Funfou com essa fórmula. Obrigado pela sugestão e a todos pelo post e dicas.

      Excluir
  4. Genial! Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  5. usei a formula, porem ela destaca os valores repetidos na msm coluna além do que esta na outra coluna.
    por exemplo na coluna C tem dois valores 10, na coluna D não tem nenhum. Mas com essa formatação ela destaca o valor 10 msm n estando na outra coluna, tem alguma coisa que possa colocar na formula pra impedir que ela cruze a msm coluna?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se entendi a dúvida, mas a fórmula é exatamente para realçar os valores repetidos na coluna.

      Excluir
  6. Boa noite.

    Eu estou com uma planilha com 8000 entradas. Fiz esse destaque dos repetidos e me ajudou muito. Porem eu conseguiria fazer um filtro ou alguma tabela dinamica que so me mostraria esses destacados como duplicados?

    ResponderExcluir

Assine a Newsletter