5 de janeiro de 2022

Como criar lista suspensa no Planilhas Google

 


Quando preenchemos uma planilha normalmente existem células que devem ser preenchidas com informações repetidas em todas as linhas da planilha. Se as informações forem sempre as mesmas como se pertencessem a uma lista de dados, fica mais fácil e rápido selecionar uma lista de dados. Esta possibilidade existe no Planilhas Google, através da inserção de uma lista suspensa na célula.

Ao invés de termos o dado preenchido em vários formatos como por exemplo, usar a primeira letra maiúscula ou minúscula, colocar a palavra no singular ou plural, vamos ter uma consistência na entrada do dado, o que facilita o preenchimento, a busca e o filtro das informações na planilha.

Vamos mostrar como criar lista suspensa no Planilhas Google, usando lista de itens ou lista de itens de um intervalo, com um exemplo de uma planilha com informações de documentos de pessoas. 

O exemplo mostra uma célula que define o tipo de documento RG, CPF ou CNH. No momento de preencher a célula, ao invés de digitar o tipo de documento, selecionamos o tipo em uma lista suspensa.

Como criar lista de itens

Abra a planilha, selecione as células que devem exibir a lista suspensa e vá  até o menu Dados > Validação de dados.


Na janela “Validação de Dados” vá até o campo “Critérios”, selecione “Lista de itens”, digite os itens da lista suspensa, separados por vírgula e clique no botão “Salvar”.


Para usar a lista suspensa e preencher os dados na planilha, vá até a célula onde inseriu a lista suspensa, clique na seta do lado direito e selecione o item desejado da lista.


Como criar lista de um intervalo

Para criar a lista suspensa na célula usando uma lista de intervalo é necessário criar uma lista em um outro local. Pode ser na mesma planilha mas em uma posição fora da tabela de dados atual, ou em uma outra página da planilha, vamos optar em inserir a lista de itens em uma outra página

Abra a planilha, crie uma nova página e insira os itens da lista suspensa. 

Vá para a página onde estão seus dados, selecione as células que devem exibir a lista suspensa e vá  até o menu Dados > Validação de dados.

Na janela “Validação de dados”, vá até o campo “Critérios”, selecione “lista de um intervalo”. No campo ao lado preencha com o intervalo onde estão os dados e clique no botão “Salvar”.


Para usar a lista suspensa use o mesmo procedimento descrito em como criar lista de itens.

Como excluir a lista suspensa

Selecione todas as células que possuem a lista suspensa, vá até o menu Dados > Validação de Dados e clique no botão “Remover validação” na janela “Validação de dados”.

Com o recurso de lista suspensa é mais fácil preencher as páginas das planilhas, além de facilitar a busca por palavras, já que os dados da lista suspensa possuem as palavras com a mesma formatação, evitando a dúvida se a palavra está em letra maiúscula ou minúscula.

Leia a seguir




Nenhum comentário:

Postar um comentário