Como Abrir Arquivo Texto na Planilha do Google

No Google Drive além do armazenamento de arquivos, existem algumas aplicações de produtividade como o Documentos, Planilhas e Apresentações, que podem ser utilizadas como uma opção ao Word, Excel e PowerPoint. Neste post vou mostrar como abrir um arquivo texto com extensão .CSV de forma que ele seja exibido como uma tabela.




Há algum tempo atrás era comum utilizar arquivos texto com a extensão .CSV para armazenar informações em um formato parecido com uma tabela. As informações eram apresentadas em linhas e colunas, sendo que para as colunas são utilizados caracteres separadores como vírgula, ponto e vírgula, tab ou algum outro caracter.

Mesmo nos dias de hoje ainda se utiliza arquivos texto com a extensão .CSV e alguns programas gravam informações neste formato.

O único problema é a vizualização destes arquivos. Eles podem ser abertos em qualquer editor de texto, o problema é a formatação apresentada. O texto vai aparecer de uma forma difícil de ler e entender. Segue um exemplo de um arquivo .CSV aberto no Notepad, que exibe informações de livros, como título, autor e ano de publicação.



O Excel e outros programas similares como o Planilhas Google permitem a abertura destes arquivos no formato de tabela.

Para abrir o arquivo .CSV em formato de tabela temos que utilizar o recurso de importar arquivo  do Planilhas Google. Para importar o arquivo texto .CSV siga os seguintes passos:

1. Abra uma planilha nova nas Planilhas Google e selecione o menu ARQUIVO - IMPORTAR. O Planilhas Google vai exibir uma tela onde você pode selecionar o local do seu arquivo .CSV, que pode estar no Meu Drive, Compartilhado, Recentes ou você pode fazer o Upload do arquivo. Depois de selecionado o aquivo, a Planilhas Google vai apresentar a tela de importação.



2. Na tela de importação, você precisa selecionar a Ação de Importação e o Caractere Separador.

No item Ação de Importação são apresentadas as seguintes opções:

  • Criar nova planilha: Nesta opção os dados do arquivo importado serão inseridos em uma nova planilha.
  • Inserir novas páginas: Nesta opção os dados do arquivo importado serão inseridos em uma nova página.
  • Substituir planilha: Nesta opção os dados do arquivo importado serão inseridos na planilha atual. 
  • Substituir página atual: Nesta opção os dados do arquivo importado irão substituir a página atual.
  • Anexar linhas à página atual: Nesta opção os dados do arquivo importado serão anexados na página atual, ou seja eles serão inseridos logo após o último dado existente na página atual.
  • Substituir dados começando da célula selecionada: Nesta opção os dados do arquivo importado irão substituir os dados existentes na página, a partir da célula selecionada, portanto a célula onde se deseja iniciar a importação deverá estar selecionada antes mesmo de iniciar a importação.

No item Caractere Separador são apresentadas as seguintes opções:
  • Detectar automaticamente: A Planilha do Google faz a leitura do arquivo e tenta detectar automaticamente o tipo de caracter separador utilizado, como por exemplo, se o arquivo está separado por vírgula, por tab, por espaço ou outro tipo de separador.
  • Guia: Esta opção é para arquivos separados por tabulação.
  • Vírgula: Esta opção é para arquivos separados por vírgula.
  • Personalizado: Esta opção é para arquivos com qualquer outro tipo de separador, e pode ser selecionada desde que você saiba qual é o tipo de separador que o arquivo está utilizando, por exemplo, se o arquivo estiver utilizando um separador tipo ponto e vírgula, digite no campo o símbolo do ponto e vírgula.

Caso você saiba qual o separador utilizado no arquivo, e o separador for diferente de tabulação ou vírgula é melhor utilizar a opção Personalizado. Caso você não saiba o tipo de separador utilize a opção Detectar Automaticamente.
Para demonstrar como abrir um arquivo texto com a extensão .CSV na Planilha do Google, utilizei um arquivo que possui as informações de livros, como nome do livro, autor e ano de publicação. O arquivo utiliza o separador ponto e vírgula, portanto utilizei a seguinte configuração de importação:

No campo Ação de Importação selecionei Criar Nova Planilha, no campo Caractere Separador selecionei Personalizado e preenchi o campo com o símbolo de ponto e vírgula ;. Após a importação o arquivo obtido ficou com a seguinte formatação:


Agora temos um arquivo texto .CSV aberto em uma planilha no formato de tabela, e a partir de agora pode ser editado e salvo no formato de planilha, além de facilitar a visualização dos dados.