Como Exibir QrCode no Planilhas Google


O QrCode se transformou em um padrão para fornecer informações através de um código de barras 2D facilmente lido pelas câmeras de celulares. Cada vez mais usamos o QrCode para diversas aplicações nas áreas de marketing, indústria, varejo, automação, comércio, citando apenas algumas, além do uso mais comum em emissão de tickets, cupons e mais recentemente como uma forma de passar informações sem um contato direto entre as pessoas e objetos, como por exemplo o uso em cardápios de restaurantes.

Com o aumento do uso de QrCode precisamos ter uma forma fácil e automática de gerar esses códigos para várias informações distintas. Vamos supor uma situação em que precisemos gerar vários QrCode para uma lista de URL ou qualquer outro tipo de informação, uma opção para gerar esses códigos é utilizar o Planilhas Google

O Planilhas Google permite gerar QrCode em suas células usando a função Image e a API de Gráficos do Google com a URL que configura o QrCode:

https://chart.googleapis.com/chart?chs=200x200&cht=qr&chl=informação_do_qrcode

Você pode testar a geração do QrCode em seu navegador. Para isso digite a URL acima no campo de endereço de URL de seu navegador e substitua o texto informação_do_qrcode pelo texto que deseja inserir no Qrcode. Veja o QrCode gerado no navegador usando a url acima:

Exemplo de QRCode

A API possui vários parâmetros para configurar o QrCode, alguns são obrigatórios outros são opcionais, ou seja, você pode gerar o QrCode usando somente os parâmetros obrigatórios:

  • chs (obrigatório): Define o tamanho largura x altura em pixels.
  • cht (obrigatório): Define que o código a ser gerado é um QrCode.
  • chl (obrigatório): Define os dados que o QrCode vai armazenar.
  • choe (opcional): Define a codificação dos caracteres dos dados. Os valores de codificação podem ser:
    • UTF-8 (padrão)
    • Shift-JIS
    • ISO-8859-1
  • chld (opcional): Define o nível de correção do erro* no formato nível|margem**. Os valores de nível de erro podem ser:
    • L (Valor padrão): Permite a leitura da informação com até 7% de perda dos dados.
    • M: Permite a leitura da informação com até 15% de perda dos dados.
    • Q: Permite a leitura da informação com até 25% de perda dos dados.
    • H: Permite a leitura da informação com até 30% de perda dos dados.

* O nível de correção do erro refere-se a leitura de dados do QrCode com problemas, como por exemplo, dados perdidos, obscurecidos ou até mesmo que tenha uma certa dificuldade na leitura do código.

** A margem se refere a largura da borda branca em torno da parte de dados, essa largura é definida em linhas. O padrão são 4 linhas de largura.

Para inserir o QrCode em uma célula do Planilhas Google digite a fórmula abaixo na célula onde vai exibir o QrCode:

=image("https://chart.googleapis.com/chart?chs=200x200&cht=qr&chl="&A2)

Configurei o parâmetro chs para exibir um QrCode com tamanho de 200x200 pixels e o parâmetro chl com o valor da célula A2 que é uma URL.

Veja que a célula B2 exibe o Qrcode referente a URL https://blog.romarconsultoria.com.br da célula A2.

 

Se você quiser criar uma lista de informações com os seus respectivos QrCode como por exemplo, uma lista de URL, escreva a lista de URL embaixo da célula A2, selecione a célula B2 e arraste o quadrado azul por todas as linhas onde deseja criar o Qrcode. A fórmula do QrCode irá se replicar por todas as linhas já usando a URL especificada na coluna de URL.

Pronto agora você tem uma forma automática de gerar vários QrCodes com informações diferentes usando o Planilhas Google.


Nenhum comentário:

Postar um comentário