Páginas

Pesquisar neste blog

19 de agosto de 2022

Como Validar E-mail e URL no Planilhas Google

 


Quando importamos dados de outras fontes ou bancos de dados, nem sempre os dados estão no formato correto. Isso é muito comum nas colunas que armazenam informações de e-mail ou endereço de sites.

Para verificar se o e-mail ou endereço do site é válido, existem funções no Planilhas Google, que fazem essa validação por célula ou por intervalos de células da página. As funções retornam o valor Verdadeiro, se o e-mail ou URL for válido, ou Falso se for inválido.

Uma forma de fazer a validação e visualizar de forma fácil as linhas da página que estão com e-mail ou URL válidas, é usando uma coluna auxiliar para visualizar o resultado.

Para mostrar como validar o e-mail e URL no Planilhas Google, vou usar uma página exemplo com uma coluna para e-mails, uma para URLs e duas colunas auxiliares, uma com o resultado da função de validação para e-mail e outra para URL.

Validando e-mail por célula

Para validar e-mail por célula use a função ISEMAIL(valor), preenchendo o parâmetro valor com a posição da célula que possui o e-mail.

Usando a página de exemplo digite a função =ISEMAIL(A2) na célula C2, para validar o e-mail da primeira célula da coluna E-mail.

Observe o resultado VERDADEIRO na coluna auxiliar E-mail válido.

Para validar o e-mail em cada célula, repita a função para cada célula da coluna E-mail, substituindo o parâmetro valor, pela posição da célula correspondente.

Validando e-mail por intervalo

Validar e-mail por intervalo é útil quando a coluna de e-mails possui muitas células, porque podemos validar todas as células ao mesmo tempo, digitando a função somente uma vez.

Para validar por intervalo use a função ISEMAIL(valor) junto com a função ARRAYFORMULA, preenchendo o parâmetro valor com o intervalo de células que possuem o e-mail.

Usando a página de exemplo, digite a função =ARRAYFORMULA(ISEMAIL(A2:A5)), na célula C2, para validar todos os e-mails das células da coluna E-mail.


Observe o resultado da validação de todas as células na coluna auxiliar E-mail válido.

Validando URL por célula

Para validar o URL por célula use a função ISURL(valor), preenchendo o parâmetro valor com a posição da célula que possui o URL.

Usando a página de exemplo digite a função =ISURL(B2), na célula D2, para validar o URL da primeira célula da coluna URL.


Observe o resultado VERDADEIRO, na coluna auxiliar URL válida.

Para validar o URL em cada célula, repita o procedimento para cada célula da coluna URL, substituindo o parâmetro valor, pela posição da célula correspondente..

Validando URL por intervalo

Validar URL por intervalo é útil quando a coluna de URLs possui muitas células, porque podemos validar todas as células digitando a função somente uma vez.

Para validar por intervalo use a função ISURL(valor) junto com a função ARRAYFORMULA, preenchendo o parâmetro valor com o intervalo de células que possuem um URL.

Usando a página de exemplo, digite a função =ARRAYFORMULA(ISURL(B2:B5)), na célula D2, para validar o URL de todas as células da coluna URL.

Observe o resultado da validação de todas as células na coluna auxiliar URL válida.

Uma vez que a validação está pronta e os erros nos e-mails e URLs corrigidos, podemos excluir as colunas auxiliares e voltar a trabalhar com a página da planilha Google.

Leia a seguir