Páginas

Pesquisar neste blog

8 de novembro de 2022

Como Vincular Planilhas no Google Docs


Nesse tutorial vou mostrar como vincular tabela e gráfico de uma Planilha Google no documento do Google Docs. Uma vez vinculado um objeto do Planilhas Google no documento, podemos editar os dados na planilha e atualizar as informações no documento. 

Para mostrar como vincular as informações da planilha no documento, vou usar uma planilha com uma tabela de despesas. Além da tabela criei um gráfico de pizza, para acompanhar os gastos por categoria. O gráfico usa uma tabela dinâmica para somar o total de despesas por categoria.


Tabela de Conteúdo 

Vincular tabela do Planilhas Google
Vincular gráfico do Planilhas Google
Editar a tabela ou gráfico
Atualizar a tabela ou gráfico
Visualizar os objetos vinculados
Desvincular a tabela ou gráfico

Vincular tabela do Planilhas Google

1. Com a página aberta na planilha, selecione a tabela com os dados de despesas, copie os dados da tabela, usando as teclas CTRL + C.

2. Vá para o documento e posicione o cursor no local onde deseja inserir a tabela, tecle CTRL + V para copiar a tabela.

3. Na janela Colar tabela, existem duas opções:
  • Vincular à planilha: Essa opção copia a tabela e vincula os dados à planilha.  Podemos atualizar na tabela do documento as alterações realizadas na planilha.
  • Colar desvinculado: Essa opção copia a tabela para o documento, mas não permite atualizar os dados, quando a tabela da página tiver alguma alteração.
Para vincular a tabela ao nosso documento, selecione a opção Vincular à planilha.


Vincular gráfico do Planilhas Google

1. Com a página aberta na planilha, selecione o gráfico e copie usando as teclas CTRL + C.

2. Vá para o documento e posicione o cursor no local onde deseja inserir o gráfico, tecle CTRL + V para copiar o gráfico.

3. Na janela Colar gráfico, existem duas opções:
  • Vincular à planilha: Essa opção copia o gráfico e vincula os dados à planilha.  Podemos atualizar no gráfico do documento as alterações realizadas na planilha.
  • Colar desvinculado: Essa opção copia o gráfico para o documento, mas não permite atualizar os dados, quando o gráfico da planilha tiver alguma alteração.
Para vincular o gráfico ao nosso documento, selecione a opção Vincular à planilha.


Editar a tabela ou gráfico

Apesar de ser possível editar a tabela no documento, a alteração não vai se refletir na tabela da planilha. Se a tabela da planilha tiver alguma alteração, quando atualizarmos no documento, essa alteração vai sobrescrever qualquer edição realizada no documento. Portanto lembre-se a edição da tabela deve ser feita sempre na planilha.

No caso do gráfico só é possível editar na planilha, já que as informações do gráfico são originadas a partir da tabela.

Para editar a tabela ou o gráfico:

1. Clique em qualquer parte da tabela ou gráfico, para exibir as opções do objeto vinculado.

2. Clique na seta de opções da tabela ou gráfico vinculado, dependendo de qual objeto vai editar.

3. Clique em Abrir documento original para abrir a página da planilha, onde estão os objetos originais.


Atualizar a tabela ou gráfico

Quando a tabela ou gráfico sofrer alguma alteração, o Google Docs exibe no canto superior direito da tabela ou gráfico, o botão Atualizar, indicando que podemos atualizar as informações no documento.

Clique em Atualizar para que o Google Docs faça a atualização da tabela ou gráfico no documento.

  

Desvincular a tabela ou gráfico

Se quiser manter a tabela e o gráfico no documento, mas não o vínculo com a planilha, podemos desvincular o objeto.

Para desvincular:

1. Clique em qualquer parte da tabela ou gráfico, para exibir as opções do objeto vinculado.

2. Clique na seta de opções da tabela ou gráfico vinculado, dependendo de qual objeto vai editar.

3. Clique em Desvincular.


Visualizar os objetos vinculados

Quando temos vários objetos vinculados em um documento do Google Docs fica difícil visualizar quais tabelas ou gráficos estão vinculados ou não. 

Uma forma de visualizar os objetos vinculados e navegar entre eles é através do menu Ferramentas > Objetos vinculados, que exibe um painel à direita do documento, com a lista de objetos vinculados e a informação se precisa atualizar ou não. 

O cursor do documento vai ser direcionado para o objeto, quando clicamos no objeto vinculado do painel. Podemos também atualizar o objeto, se o botão Atualizar estiver disponível do lado no nome do objeto, para os objetos desatualizados.


Um cuidado ao usar objetos vinculados no documento é que as pessoas que possuem acesso ao documento vão ter acesso à planilha, mesmo que ela não esteja compartilhada com a pessoa, por esse motivo antes de vincular os dados de uma planilha no Google Docs, certifique-se de que não existe nenhum problema em compartilhar a planilha.

Leia a seguir