Páginas

Pesquisar neste blog

2 de março de 2020

Como Converter Imagem em Texto com o Google Docs


Em ocasiões que você precisa usar um texto de algum documento que existe somente a imagem e não o arquivo editável, já é possível converter o texto da imagem em um texto editável. O Google Documentos possui a função de converter o texto de uma imagem em texto editável, ou seja, você pode usar o texto escrito ou digitado de uma imagem em um documento, ao invés de ter que digitar todo o texto.

Esta funcionalidade é muito prática, mas naturalmente possui algumas restrições, como texto dentro de tabelas, ou com alguma formatação especial, então talvez nem todo o texto seja convertido corretamente, mas já economiza um pouco do trabalho. Ao invés de ter que digitar todo o texto conseguimos aproveitar a maior parte do texto na conversão que o Google Documentos consegue fazer. O aproveitamento do texto é bem maior quando o texto é digitado ao invés do texto escrito à mão

Para ver a diferença de aproveitamento do texto após a conversão fiz testes com uma imagem com texto digitado e outra com texto escrito à mão. Veja abaixo como fazer a conversão e os resultados que obtive com cada tipo de imagem.

Como fazer a conversão de imagem em texto editável


Para fazer a conversão de uma imagem usando o Google Documentos siga os seguintes passos:

  1. Copie a imagem com o texto para o Google Drive.
  2. Selecione a imagem e escolha o menu Abrir Com > Google Documentos.
  3. Aguarde até que o Google Documentos faça a conversão.

Os resultados que obtive para cada imagem estão detalhadas abaixo. Observe que a imagem aparece na parte superior do documento e o texto convertido aparece logo abaixo, separado por uma linha vertical.

Imagem com texto digitado


Imagem com texto escrito à mão 


Conclusão


O que podemos observar nas duas imagens de teste é que a conversão da imagem em texto é muito boa. Para o caso do texto digitado a conversão funciona totalmente. Para o caso da conversão da imagem com texto escrito à mão aparecem alguns problemas na conversão, mas podemos observar que isto ocorre devido ao formato da letra que em alguns casos pode gerar uma certa dúvida, até para quem está lendo de forma convencional.