Páginas

Pesquisar neste blog

2 de novembro de 2022

Como Criar Gráfico com Escala Logarítmica no Excel



A escala logarítmica nos gráficos é útil para exibir dados de forma a facilitar a visualização e comparação de valores, de ordem de grandeza muito diferentes. Nesse tutorial vou mostrar como criar gráfico com escala logarítmica no Excel, para dois tipos de aplicações uma na área comercial e outra na área de engenharia.

Na área comercial vou usar uma planilha com dados de vendas de duas empresas que possuem faturamento com ordem de grandeza muito diferente, uma em torno de milhões e a outra em torno de dezenas de mil.

Na área de engenharia vou mostrar como criar um gráfico de ganho por frequência, de um circuito elétrico e como configurar o gráfico para exibir os eixos logarítmicos úteis para esse tipo de aplicação.

Tabela de Conteúdo
Criar o gráfico com escala logarítmica
Escala logarítmica aplicada à engenharia
Configurar o gráfico com escala logarítmica
Exibir linha de grade secundária
Alterar posição do rótulo da escala
Alterar cor da linha da grade secundária

Criar o gráfico com escala logarítmica

Para criar o gráfico vou usar uma tabela com dados de vendas de duas empresas A e B. Observe na tabela os valores de faturamento das duas empresas, que são bem diferentes.


Se criarmos um gráfico de linha com escala padrão, para comparar o crescimento das vendas entre as duas empresas, iremos o obter o gráfico abaixo:


Analisando o gráfico não é possível avaliar qual das duas empresas teve o maior crescimento nas vendas, durante o ano. Nesse caso é melhor alterar a escala do gráfico para escala logarítmica, a fim de podermos comparar a taxa de crescimento, entre os dois gráficos. 

Siga o passo a passo para criar o gráfico com escala logarítmica.

1. Crie um gráfico de linha com escala padrão, a partir da tabela de Vendas. Se não souber como criar o gráfico de linha, acesse o tutorial Como Criar Gráfico no Excel.

2. Com o gráfico de linha criado, clique com o botão direito do mouse no eixo que tem os valores de vendas. No menu de contexto, clique em Formatar Eixo.



3. No painel lateral Formatar Eixo nas Opções de Eixo (1), selecione Escala Logarítmica (2). Pode deixar o campo Base com o valor 10.


O gráfico de vendas altera a escala e permite fazer a comparação de vendas anual das empresas. Veja que apesar da empresa A ter uma quantia muito maior de vendas por mês, a empresa B é quem tem um aumento significativo nas vendas, no decorrer do ano. Podemos observar o aumento principalmente a partir do mês de maio.


Escala logarítmica aplicada à engenharia

Para mostrar como criar um gráfico com escala logarítmica aplicado à engenharia, vou criar um gráfico de Ganho x Frequência de um circuito, a partir da tabela:



Siga o passo a passo para criar o gráfico com escala logarítmica para aplicação em engenharia. O procedimento é o mesmo do item anterior Criar o gráfico com escala logarítmica.

1. Crie um gráfico de linha com escala padrão, a partir da tabela Frequência x Ganho. Se não souber como criar o gráfico de linha, acesse o tutorial Como Criar Gráfico no Excel.



2. Clique com o botão direito do mouse, no eixo dos valores de Frequência, no menu de contexto, clique em Formatar Eixo.

3. No painel lateral Formatar Eixo nas Opções de Eixo, selecione Escala Logarítmica. Pode deixar o campo Base com o valor 10.

O gráfico de Ganho x Frequência com escala logarítmica vai ficar da seguinte forma:



Configurar o gráfico com escala logarítmica

Vou usar o gráfico de Ganho x Frequência para mostrar como configurar as linhas de grade secundárias, posição do rótulo e cor da linha de grade da escala logarítmica.

Exibir linha de grade secundária

O Excel não exibe por padrão as linhas secundárias do gráfico, mas no caso de escala logarítmica pode ser importante exibir as linhas. Para exibir clique com o mouse em qualquer parte do gráfico, no ícone + selecione Linhas de Grade e Vertical Secundário para exibir as linhas de grade secundária.


Alterar posição do rótulo da escala

No exemplo o Excel exibiu o rótulo da escala na parte superior do gráfico, mas podemos alterar para outra posição, vou alterar para a posição inferior. Para alterar clique com o botão direito do mouse no eixo da Frequência, clique em Formatar Eixo. No item Rótulos em Posição do Rótulo, selecione Inferior.


Alterar cor da linha da grade secundária

Podemos realçar a cor da linha secundária da escala logarítmica, para dar maior ênfase à escala. Para alterar a cor siga o passo a passo:

1. Clique com o botão direito do mouse no eixo dos valores de frequência, no menu de contexto, clique em Formatar Eixo.

2. No painel Formatar Eixo, selecione Linhas de Grade Secundárias Eixo Horizontal (1).

3. Clique no ícone Linha de Preenchimento (2), no item Cor (3), selecione a cor do eixo. Usei um cinza mais escuro para diferenciar o eixo da escala logarítmica, da cor do outro eixo.


O gráfico resultante de Ganho x Frequência com a aplicação de todas as configurações, ficou com a seguinte aparência:


Existem muitas outras propriedades de configuração de gráficos no Excel com escala logarítmica. Com o conhecimento de como alterar algumas propriedades, você pode descobrir e testar muitas outras configurações.

Leia a seguir