Páginas

Pesquisar neste blog

20 de abril de 2022

Como Somar os Números de uma Mesma Célula no Excel

 

Suponha que você tem uma célula com um número e precisa somar todos os dígitos para fazer por exemplo, alguma validação numérica. Usando as funções ABS E EXT.TEXTO do Excel é possível fazer esse cálculo.

Vamos mostrar como somar todos os dígitos de um número da célula A1 e exibir o resultado na célula B1.

Como somar os números

Preencha na célula A1 o número que deseja fazer a soma de todos os dígitos. Na célula B1 digite a fórmula que é válida para um número com nove dígitos:

=ABS(EXT.TEXTO(A1;1;1))+ABS(EXT.TEXTO(A1;2;1))+ABS(EXT.TEXTO(A1;3;1))+ABS(EXT.TEXTO(A1;4;1))+ABS(EXT.TEXTO(A1;5;1))+ABS(EXT.TEXTO(A1;6;1))+ABS(EXT.TEXTO(A1;7;1))+ABS(EXT.TEXTO(A1;8;1))+ABS(EXT.TEXTO(A1;9;1))

A função ABS retorna o valor de um número sem o sinal.

A função EXT.TEXTO retorna um carácter de uma cadeia de texto, a partir da definição da posição do carácter e do comprimento.

EXT.TEXTO(célula;posição_inicial;número_dígitos_para_ler)

Em nossa fórmula observe que é feita a soma de todos os dígitos do número, usando a função EXT.TEXTO, para obter cada dígito. Como o número possui nove dígitos, usamos a função nove vezes, uma para cada dígito.


Agora que você aprendeu uma forma de somar os números de uma mesma célula no Excel, altere a fórmula para a quantidade de dígitos do número de sua célula.

Leia a seguir

Como Inserir Datas Sequencialmente no Excel
Como Separar Texto em Várias Colunas no Excel
Como filtrar e contar valores distintos no Excel