Como Abrir Arquivo CSV no Excel

O arquivo texto separado por vírgula ou ponto e vírgula, normalmente conhecido como arquivo com extensão CSV é bem antigo. Usado desde o início da computação quando se começou a falar em armazenar dados em arquivo texto, ainda é usado com frequência nos dias de hoje. Este tipo de arquivo armazena informações no formato de tabelas, com os dados armazenados em linhas e colunas, onde cada coluna por ser separada por algum tipo de separador, como vírgula, ponto e vírgula ou Tab, sendo os mais comuns vírgula ou ponto e vírgula.

Podemos criar os arquivos CSV em qualquer editor de texto ou em uma planilha Excel. Alguns tipos de banco de dados exportam os dados neste formato. Atualmente tanto os bancos de dados com padrão SQL ou NOSQL podem exportar os dados neste formato. No caso do NOSQL existem algumas limitações devido à estrutura dos dados.

Apesar de podermos visualizar os dados de um arquivo CSV em qualquer editor de textos como por exemplo, o Notepad, o melhor é abrir em uma planilha Excel, para visualizarmos os dados no formato de linhas e colunas. Quando os dados são somente texto a importação do arquivo CSV para o Excel ocorre sem nenhum problema, mas se os dados forem por exemplo, numéricos, como um CPF, o Excel vai importar os dados como número e nesse caso teremos problemas na conversão dos dados.

Se você tiver uma lista com número de documento tipo CPF, os números que começarem com o dígito 0 vão ser exportados de forma incorreta para o Excel ou seja, os números que começam com 0 vão ser exportados sem o primeiro 0 por ser um número. Veja um exemplo:

Figura 1 - Lista de Nomes com CPF
Observe na figura 1 o CPF do Nome2 e do Nome8 exibido no Notepad e no Excel. No Notepad você observa que o CPF inicia com o dígito 0, e no Excel em ambos os casos o CPF aparece sem o dígito 0. Para evitar que esse problema aconteça, ao invés de abrir o arquivo CSV diretamente no Excel devemos importar os dados como se fosse um banco de dados para uma planilha Excel e definir o tipo de dados de cada "coluna", no nosso caso seria a coluna do CPF.

Como importar arquivos CSV para o Excel do Office365

1. Com o Excel aberto, selecione a guia Dados, no grupo de comandos Obter e Transformar Dados e selecione o comando De Text/CSV.

Figura 2 - Guia Dados do Excel
2. Selecione o arquivo CSV desejado, e selecione o botão Clean Data.

Figura 3 - Importanto Arquivo CSV
3. Na tela Power Query Editor selecione a Column2 onde estão os dados com CPF, e altere o comando Data Type para Texto. 


Figura 4 - Power Query Editor
4. Selecione o comando Close & Load para importar o arquivo. Quando o Excel exibir a caixa Change Column Type selecione o botão Replace Current.

Figura 5 - Caixa para Alterar o Tipo do Dados

5. O Excel faz a importação dos dados com o CPF no formato correto.

Figura 6 - Excel com os Dados Importados
A importação dos dados de um arquivo CSV para o Excel existe há muito tempo desde as versões mais antigas do Excel, mas no Office 365 a forma de definir o tipo dos dados por coluna ficou um pouco diferente, e não tão intuitivo como era nas versões anteriores.