O Que é Comunicação Técnica



A comunicação técnica é um outro nome para a área conhecida como escrita técnica. Infelizmente esta área praticamente não existe e não é conhecida no Brasil. A comunicação técnica abrange tantas especialidades que fica difícil explicar o que significa o termo. Basicamente a comunicação técnica é uma forma de comunicar assuntos técnicos.

A área de comunicação técnica abrange outras áreas, porque para fazer a comunicação além de escrever e editar documentos é necessário criar gráficos, sites web, ilustrações e muitos outros materiais para que a comunicação seja eficiente.

Definição

A comunicação técnica é uma área abrangente que se refere a elaboração de material técnico com o intuito de instruir e auxiliar às pessoas na forma de utilizar produtos, serviços e equipamentos. Podemos usar o termo comunicação técnica nas seguintes situações:

  • Comunicação sobre assuntos técnicos como aplicativos para computador, manuais de equipamentos, procedimentos e relatórios técnicos.
  • Material elaborado utilizando tecnologia como páginas web, arquivos de ajuda online, ou páginas de redes sociais.
  • Elaboração de instruções de procedimentos de como executar uma tarefa independente da dificuldade ou da ferramenta utilizada.

Na área de comunicação técnica existem muitas subáreas distintas que usam profissionais de várias áreas como por exemplo, redator ou escritor técnico, ilustrador, web designer, desenvolvedor, instrutor entre outros.

O profissional que trabalha com comunicação técnica é o responsável por produzir alguns materiais tais como:

  • Instruções de ajuda para software e equipamentos
  • Manuais de operação e de usuários
  • Especificações funcionais
  • Propostas
  • Relatórios
  • Apostilas para treinamento

 O objetivo da comunicação técnica é transmitir a informação da forma mais eficiente possível, de modo a facilitar o trabalho das pessoas.

Um pouco de história

Desde muito tempo atrás a humanidade utilizou alguma forma de comunicação para entregar a informação. Para explicar o funcionamento de alguma ferramenta por exemplo, podíamos utilizar a conversação, juntamente com uma demonstração, para passar a informação da forma correta de se utilizar a ferramenta.

Com o passar do tempo o desenho e um texto teórico podiam ser usados para explicar o funcionamento de um equipamento. Temos os desenhos famosos de Leonardo da Vinci com detalhes de algumas de suas invenções, onde tínhamos várias vistas de como produzir e utilizar o equipamento.

Helicóptero e Asa de Levantamento
Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Leonardo_da_Vinci_helicopter_and_lifting_wing.jpg
Mas somente a comunicação conversacional não é suficiente a fim de mostrar todas as informações necessárias para utilizar de forma segura um equipamento. Tornou-se necessário utilizar outras formas, e com a tecnologia atual de criação e distribuição podemos usar além do texto e desenhos, o vídeo.

A comunicação técnica nos dias de hoje está integrada ao produto, é entregue com o produto ou publicada em algum outro local, como na internet. A forma preferida é a mídia eletrônica que pode ser exibida em um dispositivo de fácil acesso como celulares e tablets, mas ainda se utiliza a forma impressa, seja por requisito do cliente ou até mesmo por requisitos legais, dependendo da área de utilização do produto.

Cada vez mais precisamos da comunicação técnica nas formas de manual de operação, instrução de como fazer, manual de processos, relatórios, material para treinamento. O que mudou com a evolução da tecnologia foi a forma de apresentar esses materiais. A necessidade por material de boa qualidade e com conteúdo continua existindo.

Recursos Extras:
Vídeo sobre a origem e desenvolvimento da comunicação técnica - The origins and development of technical communication