Páginas

Pesquisar neste blog

10 de março de 2022

Como Inserir Legendas nas Tabelas e Figuras do Word

 

No Word podemos inserir legendas nas tabelas, figuras e equações. Essas legendas são úteis para fazer a referência nos documentos, para explicar e dar detalhes para o leitor das tabelas, figura ou equações presentes no documento.

Vamos mostrar como inserir legendas em tabelas, figuras e equações dentro de um documento do Word. 

Por padrão o Word insere a legenda com uma numeração sequencial de acordo com a ordem de inserção das legendas em cada objeto. Se o documento possuir tabelas, figuras e equações, cada um deles vai seguir uma sequência numérica própria, ou seja, teremos a Figura 1, Figura 2, Tabela 1, Tabela 2 e assim sucessivamente.

A numeração não pode ser excluída. Você tem somente a opção de inserir um texto, após o nome e o número sequencial da legenda.

Inserindo legendas

A forma de inserir legendas é a mesma tanto para figuras, tabelas e equações. Vamos mostrar a inserção de legendas em figuras. Para inserir a legenda em tabelas e equação siga o mesmo procedimento descrito para a figura.

Selecione a figura no documento do Word, vá até a aba "Referências" e clique no comando "Inserir Legenda" para abrir a janela "Legenda".



Para inserir a legenda selecione o tipo de legenda no campo "Rótulo". No nosso exemplo, vamos selecionar "Figura''.

Podemos posicionar a legenda abaixo ou acima da figura. No nosso exemplo vamos selecionar "Abaixo do item selecionado".

A numeração da legenda pode ser no formato de números ou letras. Para selecionar o formato da numeração das legendas, clique no botão "Numeração" e selecione o formato de preferência.


Criando legenda personalizada

Se preferir usar uma legenda diferente das opções fornecidas pelo Word, que são Equação, Figura e Tabela, temos a opção de criar uma legenda personalizada. Para criar uma legenda personalizada clique no botão "Novo Rótulo" da janela "Legenda" e digite o nome da legenda.


No momento de exibir a legenda, podemos exibir somente a numeração sem o texto do rótulo. Para fazer isso, selecione a opção "Excluir rótulo da legenda".

Se não quiser mais usar a legenda personalizada criada, podemos excluir o rótulo da legenda personalizada da lista de rótulos. Para excluir a legenda da lista de rótulos, selecione a legenda no campo "Rótulo" e clique no botão "Excluir Rótulo".

Formatando a legenda

Após inserir as legendas no documento podemos formatar o estilo de qualquer uma das legendas ou alterar o estilo de todas as legendas automaticamente.

Para alterar o estilo de uma legenda, clique com o botão direito do mouse sobre a legenda e faça a formatação desejada.


Essa alteração é válida somente para  a legenda selecionada, se desejar alterar a formatação de todas as legendas de uma só vez:

  1. Clique com o botão direito do mouse sobre a legenda
  2. Clique em "Estilos"
  3. Clique com o botão direito no estilo "Legenda"
  4. Clique no menu "Modificar"


Na janela "Modificar estilo" faça as alterações desejadas. Essas alterações serão aplicadas em todas as legendas do documento.

Leia a seguir