Como Inserir Imagem Diretamente no Word

O Word permite inserir imagens de várias fontes em seu documento, como imagens de seu próprio computador, imagens de estoque que são fornecidas para quem possui uma assinatura do Office 365 e imagens online obtidas através da busca realizada pelo Bing dentro do próprio Word.

Vamos ver como inserir as imagens usando cada uma das opções do Word e quais os cuidados necessários com relação à direitos autorais ao utilizar imagens provenientes de fonte da web, mesmo usando o recurso de inserir imagens diretamente do Word.

Para inserir imagens no Word utilize a aba Inserir > Imagens.


Na área de seleção das imagens temos três menus Este Dispositivo, Imagens de Estoque e Imagens Online. Vamos ver como funciona cada uma das opções.

Este Dispositivo

O menu Este Dispositivo abre a Caixa de Diálogo Inserir Imagem onde você pode selecionar nas pastas do seu computador uma imagem existente.

Imagens de Estoque

O menu Imagem de Estoque abre uma janela onde você pode selecionar imagens da biblioteca do Office separadas nas abas Imagens, Ícones, Recorte de Pessoas da Imagem e Adesivos.


Cada aba possui botões com categorias que podem ser usados para filtrar as imagens.

As Imagens de Estoque possuem direitos autorais e podem ser usadas somente em documentos do Office ou em sites do SharePoint. Você não deve salvar essas imagens e usar em outros locais sob o risco de violar algum direito autoral.

Imagens Online

O menu Imagens Online abre uma janela onde você pode fazer buscas no Bing, ou usar os botões de categorias para filtrar as imagens.


Antes de escolher suas imagens certifique-se de selecionar a opção Somente Creative Commons para que o Bing filtre somente as imagens que estão sob a licença do Creative Commons.


Essa licença permite o uso das imagens de modo geral de forma gratuita sem a necessidade de solicitação de permissão, porém existem vários tipos de licenças Creative Commons, por isso sempre verifique qual é o tipo de licença e o qual o uso você pode fazer da imagem.

Se inserirmos a imagem do computador no documento usando o menu Imagens Online, a atribuição e o tipo de licença estão indicados na legenda da imagem.


Observe na imagem selecionada a indicação do tipo de licença, que no caso é a CC BY-AS. Clicando no link da licença obtemos a descrição do uso que podemos fazer da imagem.


No nosso caso a figura pode ter adaptações, ser copiada e redistribuída em qualquer formato de mídia.

O Word possui várias maneiras de inserção de imagens e apresenta um catálogo diversificado de imagens que podemos usar para enriquecer o nosso material, seja um documento ou um site, mas sempre temos que tomar os cuidados para obedecer aos direitos autorais das imagens utilizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário