Como Capturar Tela Diretamente no Word

Existem várias formas de fazer captura de tela diretamente no Windows. Além do Windows o pacote Office 365 oferece o recurso de captura de tela diretamente de alguns de seus aplicativos como o Word. Para facilitar o trabalho durante a elaboração de um documento, o Word possui o recurso de captura de tela com a inserção da imagem diretamente no documento.

Para uma situação em que você está por exemplo, escrevendo um manual ou tutorial de um aplicativo é muito mais fácil fazer a captura de tela no Word, ao invés de ter que capturar a tela, salvar em um arquivo ou até mesmo copiar para a área de transferência, e somente depois colocar no documento. 

Como Capturar ou Recortar uma Tela 

O Word permite capturar uma janela inteira ou parte de uma tela através da guia Inserir, grupo Ilustrações e Instantâneo.

Tela que exibe o recurso de captura de tela

No comando Instantâneo temos a galeria Janelas Disponíveis e Recorte de Tela. Na galeria Janelas Disponíveis, o Word apresenta todas as janelas que estão disponíveis para captura, desde que o aplicativo não esteja minimizado. Vamos ver como fazer a captura ou recorte de tela.

Capturar a Tela

1. Coloque o cursor do mouse na posição onde deseja inserir a imagem no documento do Word.

2. Abra a janela do aplicativo que deseja capturar. 

3. Vá até o documento do Word e selecione a guia Inserir, grupo Ilustrações e Instantâneo. Na galeria Janelas Disponíveis selecione a janela do aplicativo.


4. O Word insere a imagem da janela do aplicativo no documento.

Recortar a Tela

1. Coloque o cursor do mouse na posição onde deseja inserir a imagem no documento do Word.

2. Abra a janela do aplicativo onde deseja fazer o recorte da tela.

3. Vá até o documento do Word, selecione a guia Inserir, grupo Ilustrações, Instantâneo e Recorte de Tela.

4. O Word minimiza o documento e exibe a janela do aplicativo em um tom branco opaco com o ponteiro do mouse no formato de uma cruz. Mantenha pressionado o botão esquerdo do mouse enquanto seleciona a área que deseja recortar. Solte o botão do mouse depois que selecionar toda a área.

5. O Word insere a área recortada como uma imagem no documento.

Veja no vídeo um exemplo de como fazer um recorte da tela do Paint 3D usando o recurso de captura de tela diretamente do Word.



Além do Word no pacote Office 365 o recurso de captura de tela está disponível também no Excel, Outlook e PowerPoint. Nos aplicativos do Office a forma de fazer a captura de tela é semelhante ao Word, mudando somente o local ou o título de alguns menus dentro do aplicativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário