Páginas

Pesquisar neste blog

18 de junho de 2021

Como Criar um Formulário com o Microsoft Forms

Crie formulários online para pesquisa, teste ou votação com o Microsoft Forms, e receba o resultado das respostas em tempo real. O Microsoft Forms faz parte da lista de aplicativos do Office online, mas este aplicativo existe somente na versão web, diferentemente dos outros aplicativos, que possuem a versão para instalar no computador, através da aquisição do pacote ou de uma assinatura do Office.

Criando um Formulário

Para acessar o Microsoft Forms vá para a página https://forms.office.com, faça o login com a sua conta da Microsoft.


Na página inicial do Microsoft Forms, no painel “Novo” tem a opção de criar um “Novo Formulário”, “Novo Teste” ou selecionar um formulário a partir de alguns modelos já existentes.

Para criar um formulário novo, clique em “Novo Formulário” no painel “Novo”.


Digite o título e a descrição do seu formulário na guia “Perguntas”. Caso queira criar um formulário para teste, ao invés de "Novo Formulário", clique em “Novo Teste”.

O título do formulário pode ter até 90 caracteres, e a descrição até 1.000 caracteres. Você pode inserir uma imagem no título do formulário acessando o botão “Inserir Imagem”.


Para adicionar perguntas selecione “+ Adicionar Nova” e escolha o tipo de pergunta.


Na área de perguntas você pode selecionar entre várias opções. Para decidir qual pergunta usar, veja qual o tipo de resposta que deseja receber. Os tipos de perguntas são:

  • Opção: Neste tipo de pergunta você pode definir várias opções. A resposta vai ser uma das opções selecionada pelo respondente.
  • Texto: Este tipo de pergunta vai receber um texto como resposta.
  • Classificação: Este tipo de pergunta vai receber uma classificação, que pode ser numérica ou por número de estrelas.
  • Data: Este tipo de pergunta vai receber uma data como resposta.
  • Escala Likert: Neste tipo de pergunta existem várias instruções, onde o respondente vai selecionar a opção que reflete melhor a sua opinião.
  • Net Promoter Score: Neste tipo de pergunta o respondente vai fazer uma avaliação sobre a pergunta, podendo definir uma nota de 0 a 10
Para cada pergunta você pode definir se a resposta é obrigatória, selecionando a opção “Obrigatória”, e pode inserir uma mídia, imagem ou vídeo, selecionando o botão ao lado da descrição da pergunta.


Uma vez definidas as perguntas, é possível visualizar a apresentação no formato computador ou celular, e escolher um tema para o seu formulário. Para visualizar a apresentação selecione o link “Visualização” e para escolher um tema selecione o link “Tema” na parte superior direita do formulário.


Para definir o tema do formulário já existem algumas opções pré-definidas, ou você pode buscar imagens no Bing, no OneDrive ou de seu próprio computador, selecionando o botão "Carregar Imagem".

No modo de visualização é possível visualizar a apresentação do seu formulário, no dispositivo de preferência.

Enviando um Formulário

Com o formulário definido é necessário enviar para os respondentes, para que possam responder às perguntas. Você pode enviar o formulário através de um link, um QRCode, por e-mail, ou ser inserido em uma página web. Para enviar o formulário selecione o botão “Enviar” na parte superior direita do formulário.


Você pode também enviar o formulário como um modelo a ser utilizado em outras pesquisas. A função de modelo duplica o formulário, mas não as respostas. Para compartilhar como um modelo, selecione o link “+ Obter um link para duplicar”.

Visualizando as Respostas de um Formulário

Você pode visualizar em tempo real as respostas, conforme os respondentes forem respondendo às perguntas do formulário. Para acessar as respostas clique na guia “Respostas” na página do formulário.


Você pode visualizar as respostas selecionando o botão "Exibir resultados", ou através de uma planilha Excel, que pode ser acessada no link “Abrir no Excel”. A planilha exibe as respostas organizadas em colunas, juntamente com as informações de hora de início e conclusão do preenchimento do formulário.


O Microsoft Forms é uma ferramenta prática para coletar informações de pesquisa, teste ou votação no computador ou celular. Com a integração da planilha Excel, fica fácil visualizar e utilizar as respostas, para obter dados estatísticos e gráficos, sobre as informações coletadas no formulário.