Páginas

Pesquisar neste blog

25 de junho de 2021

O que é Escala Likert

A escala Likert é uma escala usada em respostas de questionário. A escala vai de um extremo ao outro com algumas opções intermediárias. Vemos com frequência perguntas em vários tipos de pesquisas, aonde as respostas vão de opções extremas como por exemplo, concordo fortemente e discordo fortemente, até as opções mais suaves como concordo, discordo ou indefinido.

Este tipo de questionário é usado com frequência em psicologia e pesquisas de opinião sobre produtos, serviços, cursos ou qualquer pesquisa que use ciência social. Os itens da escala Likert são categorizados em uma escala geralmente de 1 a 5, onde cada valor tem um significado. A resposta é quantitativa, facilitando a obtenção de resultados estatísticos da pesquisa. A escala nem sempre é numérica, podendo ser escala de nível de concordância

Com esse tipo de resposta, fica fácil de gerar gráficos e relatórios para visualizar os dados e entender de forma mais fácil o resultado da pesquisa. Essa escala permite medir o sentimento das pessoas com relação ao assunto.

A História

A Escala Likert foi desenvolvida por um psicólogo americano chamado Rensis Likert, em 1932. A ideia por trás dessa escala era medir a atitude individual, com respostas que tinham de 5 a 7 opções, onde as pessoas poderiam escolher entre várias opções de uma afirmação ou pergunta, e com níveis desde discordo fortemente até concordo fortemente, ao invés de uma resposta tipo sim ou não, onde não era possível obter uma resposta mais apurada sobre a opinião da pessoa. A escala acabou recebendo o nome do criador, Likert.

Como Usar

Para usar a Escala Likert em seus formulários de pesquisas determine as perguntas ou afirmações, em que deseja obter respostas sobre a opinião do respondente, desde que as respostas sejam em níveis de satisfação ou concordância. Veja um exemplo de uso da Escala Likert.


Você pode usar números ou textos pré-definidos, o problema com números é que as pessoas podem se confundir sobre o que representa cada número dentro da escala. Em uma Escala Likert usam-se normalmente as seguintes regras:

  • Uma ou mais perguntas
  • Uma série de respostas em uma escala de 5 a 7 respostas no máximo
  • Um ponto neutro no meio da escala

É recomendado usar uma escala com número de respostas ímpares para ter um ponto central neutro.

Uma boa opção é usar nos formulários, respostas anônimas, para evitar tendências e pressão social nas respostas.

Para exemplos de como criar formulários de pesquisa com perguntas que usam a Escala Likert veja o post Como Criar um Formulário com o Microsoft Forms.

Com perguntas que usam a escala Likert você vai ter como resposta informações mais precisas sobre as opiniões, atitudes ou sentimentos dos respondentes, do seu produto ou serviço, ao invés de um simples sim ou não, que dificulta a interpretação e a medição da resposta por ter apenas duas opções, e que não permite a análise do nível de concordância da resposta.