Páginas

Pesquisar neste blog

10 de janeiro de 2022

Como fazer um calendário personalizado no Planilhas Google


Já pensou em criar um calendário personalizado para organizar alguma atividade que gostaria de deixar separado de um aplicativo de calendário? Com o Planilhas Google você pode criar um calendário personalizado e até mesmo compartilhar com os colegas.

Vamos mostrar como criar um calendário personalizado no Planilhas Google, que você pode usar em qualquer navegador.

Como criar o calendário

1. Abra uma nova planilha.

2. Na primeira célula digite janeiro.

3. Selecione as células da primeira linha da coluna A até a coluna G. Clique em “Merge” para mesclar todas as colunas em uma única coluna e em alinhar o texto no “Centro”. 

4. Agora vamos inserir os dias da semana. Existem duas formas de fazer isso, entrar com os dias manualmente ou usar uma fórmula. 

Vamos usar uma fórmula para fazer o preenchimento automático. Digite a fórmula abaixo na célula da segunda linha na coluna A. Selecione a célula e arraste até a coluna G.

=TEXT(COLUMN();"DDDD") 

Observe que os dias da semana foram preenchidos de forma automática. Lembre-se, você pode fazer esse passo inserindo os dias da semana de forma manual, se preferir.


5. Agora vamos inserir as datas dos dias da semana. Na linha logo abaixo dos dias da semana use o recurso de arrastar e soltar no sentido horizontal, para preencher todas as células com as datas, obedecendo a ordem das datas com os dias da semana. Pule uma linha e repita o procedimento para todas as linhas até completar todos os dias da semana do mês. O calendário deve ficar parecido com o da figura abaixo, para o mês de janeiro de 2022:

6. Selecione as linhas que estão vazias e aumente a altura para ter mais espaço para fazer as anotações. Faça uma formatação na página, para deixar a aparência do calendário mais profissional.

7. Com o mês de janeiro pronto, duplique a planilha de janeiro para criar as planilhas dos meses de fevereiro a dezembro. Para duplicar a planilha, clique na aba da planilha do mês de janeiro e em “Duplicar”.

8. Faça as alterações do nome do mês e das datas do mês.

Com o calendário criado no Planilhas Google você tem um calendário personalizado, que pode editar diretamente no navegador, compartilhar com colegas as tarefas e compromissos e separar calendários por projetos, campanhas de marketing ou eventos.

Leia a seguir: