29 de novembro de 2021

Como criar tabela dinâmica no Excel

A tabela dinâmica é uma tabela onde são exibidas informações organizadas de forma resumida e com cálculos realizados automaticamente, quando modificados dados em uma tabela. O Excel cria uma tabela dinâmica a partir de dados existentes em planilhas. 

Vamos ver como criar uma tabela dinâmica, juntamente com o respectivo gráfico dinâmico, que totaliza as vendas por funcionário, a partir de uma planilha com as informações de vendas.

Especificação da tabela dinâmica

A tabela de origem possui o nome da loja, dos funcionários e as vendas realizadas por cada funcionário. Existem duas tabelas dinâmicas, como exemplo na figura, a tabela 1, mostra a tabela dinâmica com a soma de vendas por funcionários e a tabela 2 mostra a tabela dinâmica com a soma de vendas por loja.


Antes de gerar a tabela dinâmica certifique-se de colocar um nome descritivo para cada coluna e verificar se não existem células vazias ou com dados duplicados. Essa verificação é importante para obter uma tabela dinâmica de fácil interpretação e com os valores dos cálculos corretos. Não queremos obter, por exemplo, uma contagem de valores que inclui uma célula que não possui dados.

A especificação de tabela que usamos é uma representação de dados em linhas e colunas. Na planilha do Excel nos referimos da mesma forma, os dados estão em linhas e colunas. Quando trabalhamos com tabela dinâmica, para facilitar o entendimento e o uso dos dados, vamos chamar cada coluna como “campo”.

No nosso exemplo as colunas Lojas, Funcionários e Vendas são os campos "Lojas", "Funcionários" e "Vendas".

Ao iniciar a criação da tabela dinâmica é mais fácil começar pelos campos de valores numéricos. No nosso exemplo, o campo de valores é “Vendas”.


Criando a tabela dinâmica

Abra a planilha Excel com a tabela de origem, vá até a guia “Inserir”, clique em “Tabela Dinâmica” e escolha “Da Tabela/Intervalo”.

O Excel abre a janela “Tabela Dinâmica da tabela ou intervalo”. 


No campo “Selecione uma tabela ou um intervalo” preencha com o intervalo onde estão os dados. A forma mais fácil é selecionar todas as células da tabela com os dados, para que o Excel preencha o campo com o intervalo correto dos dados.

No campo “Escolha onde você deseja colocar a tabela dinâmica” existem duas opções:

  • Nova Planilha: O Excel cria a tabela dinâmica em uma planilha nova, localizada à esquerda da planilha que contém a tabela com a origem dos dados.
  • Planilha Existente: O Excel cria a tabela dinâmica em uma planilha já existente na Pasta de Trabalho. Se selecionar esta opção, deve definir a célula da planilha para criar a tabela dinâmica, preenchendo o campo “Local”.

No nosso exemplo vamos selecionar a opção “Planilha Existente”. 

O Excel vai exibir na planilha uma área a partir da célula selecionada, com o espaço para os dados da tabela dinâmica e o painel “Campos da Tabela Dinâmica”, para definirmos o formato da nossa tabela dinâmica.


Vamos montar a tabela dinâmica para exibir a soma de vendas por funcionário. A forma mais fácil de começar é através de um campo numérico.

Normalmente os campos não numéricos são adicionados a “Linhas”, as hierarquias de data e hora são adicionadas a “Colunas” e os campos numéricos são adicionados a “Valores”.

No painel “Campos de Tabela Dinâmica” arraste o campo “Vendas” para a área do campo “Valores” e o campo “Funcionários” para a área do campo “Linhas”.


A tabela com a soma de vendas por funcionário fica dessa forma:


Ao invés de obter a soma das vendas podemos obter a contagem de vendas por funcionário, simplesmente alterando as configurações do campo de valor. 

No painel “Campos da Tabela Dinâmica” clique em “Soma de Vendas” e “Configurações do Campo de Valor”.

Na janela “Configurações do Campo de Valor”, na aba “Resumir campo de valor por” escolha “Contagem”.


Se quiser fazer a tabela dinâmica com a soma de vendas por loja ao invés de por funcionário, siga o mesmo procedimento anterior, só que ao invés de usar o campo “Funcionários” no momento de definir a tabela dinâmica, use o campo “Lojas”.

Para facilitar a visualização dos dados podemos criar um Gráfico Dinâmico a partir dos dados da tabela dinâmica criada.

Criando o gráfico dinâmico

Selecione qualquer célula dentro da tabela dinâmica para exibir a aba “Tabela Dinâmica Analyze” e clique em “Gráfico Dinâmico”.


Na janela “Inserir Gráfico” escolha o formato do gráfico que melhor representa seus dados. Para o nosso exemplo, vamos selecionar o gráfico de barras.


Resultado de nossa tabela dinâmica com o gráfico dinâmico na mesma planilha.


Atualizando os dados da tabela dinâmica

Uma vez que a tabela dinâmica está pronta, pode alterar os dados ou inserir novas informações na tabela de origem. Quando fizer qualquer tipo de alteração é necessário atualizar a tabela dinâmica, para visualizar as informações atualizadas.

Selecione qualquer célula dentro da tabela dinâmica para exibir a aba “Tabela Dinâmica Analyze” e clique em “Atualizar”.

No nosso exemplo optamos em criar a tabela e o gráfico dinâmico na mesma planilha, mas se a tabela de origem tiver uma quantia grande de dados é melhor criar a tabela dinâmica em uma nova planilha, para ter espaço e trabalhar com inserção de mais dados.

Assista ao vídeo com o passo a passo de como criar uma tabela dinâmica no Excel.

Leia a seguir

Nenhum comentário:

Postar um comentário