Páginas

Pesquisar neste blog

16 de julho de 2018

Como Obter Dados de Células Deslocadas no Excel


A função de preenchimento automático do Excel resolve vários problemas quando é necessário preencher automaticamente uma linha ou coluna com informações em série, como por exemplo, uma série de números pares ou uma série de números sequenciais. Agora se for necessário executar a mesma função de preenchimento automático com uma série de dados deslocados nas células, não é possível utilizar somente a função de preenchimento automático, precisamos usar a função DESLOC do Excel.

Por exemplo, suponha que exista uma lista com nome de pessoas intercalado com a idade em uma coluna e precisamos obter somente a informação de idade, como mostrado na Figura 1.

Figura 1
Para obter os dados exibidos na coluna C não é possível utilizar somente o preenchimento automático do Excel, neste caso precisamos utilizar uma fórmula para exibir somente os dados de idade da coluna A na coluna C.

Uma fórmula que pode resolver este problema é a seguinte:

sendo;

  • ref (Obrigatório): Referência de onde se deseja iniciar o deslocamento.
  • lins (Obrigatório): Número de linhas, para cima ou para baixo, que a célula superior esquerda irá se referenciar. Por exemplo, usando o valor 5 especifica que a célula superior esquerda está 5 linhas abaixo da referência.
  • cols (Obrigatório): Número de colunas à esquerda ou direita, que a célula superior esquerda do resultado irá se referenciar. Por exemplo, usando o valor 5 especifica que a célula superior esquerda está 5 colunas a direita da referência.
  • altura (Opcional): A altura em número de linhas que se deseja que a referência retorne. A altura deve ser um número positivo.
  • largura (Opcional): A largura em número de colunas que se deseja que a referência retorne. A largura deve ser um número positivo.
Para o exemplo da Figura 1 insira a seguinte fórmula na célula C1:

=DESLOC($A$2;(LIN()-1)*2;0)

sendo:
  • $A$2 : A referência de onde se deseja iniciar o deslocamento ou seja, linha A2
  •  (LIN()-1)*2 : Número de linhas para baixo que a célula superior esquerda irá se referenciar. Neste caso utilizamos  outra fórmula para calcular a posição das linhas da idade. A função LIN() retorna o número da linha de uma referência.
  • 0 : Número de colunas a direita que a célula superior esquerda irá se referenciar, neste caso é a primeira coluna, portanto o valor 0.
Após inserir a fórmula na célula C1 utilize o método de preenchimento automático do Excel para obter todas as linhas da idade ou seja, selecione a célula C1 e arraste o mouse até obter todos os dados de idade, como mostrado na Figura 2.

Figura 2

Segue um exemplo de como obter a mesma informação supondo que os dados estejam na linha ao invés da coluna, como mostrado na Figura 3.

Figura 3

Neste caso insira a seguinte fórmula na célula A3. Depois selecione a célula e arraste o mouse até obter todos os dados de idade.

=DESLOC($B$1;0;(COL()-1)*2)

A função
DESLOC é uma forma simples de fazer o preenchimento automático de dados a partir de células deslocadas no Excel.

Leia a seguir