30 de março de 2021

Como Filtrar e Contar Valores Distintos no Excel

Apesar do Excel ser mais comum como uma planilha de cálculo, podemos também usá-lo para armazenar e obter informações estatísticas dos dados. Veja nesse tutorial como filtrar e contar o número de vezes que aparecem os nomes distintos de uma lista, com vários nomes repetidos.

Usando fórmulas do Excel você vai ver como filtrar os nomes distintos, ou seja, somente os nomes únicos, gerar uma lista com esses nomes e contar quantas vezes cada nome aparece na lista original. Vamos partir de uma lista com 19 nomes, sendo que vários deles aparecem mais de uma vez. 

A planilha inicial apresenta a lista de nomes com vários nomes repetidos. A partir dessa lista vamos filtrar e contar os nomes distintos.

Filtrando Itens Distintos

Para filtrar os itens distintos digite a seguinte fórmula na célula “B2” da barra de fórmulas, e pressione ENTER.

=SEERRO(ÍNDICE($A$2:$A$20;CORRESP(0;CONT.SE($B$1:B1;$A$2:$A$20);0));"")

A célula “B2” exibe o primeiro nome distinto. Selecione a célula “B2”, clique no quadrado verde no canto inferior direito da célula e arraste até a célula “B20”.


Você vai obter a lista de nomes distintos na coluna "B" da planilha.

Contando Itens Distintos

Para contar os itens distintos digite a seguinte fórmula na célula “C2” da barra de fórmulas, e pressione ENTER.

=SOMARPRODUTO(CONT.SE($A$2:$A$20;B2))

A célula “C2” exibe o número de vezes que aparece o nome “Adriana”. Selecione a célula “C2”, clique no quadrado verde no canto inferior direito da célula e arraste até a célula “C20”.


Você vai obter a contagem de cada nome distinto na coluna "B" da planilha.

Veja o resultado completo do filtro e contagem dos nomes distintos a partir de uma lista de nomes. A coluna “A” possui a lista de nomes de origem, a coluna “B” a lista de nomes distintos, e a coluna “C” a contagem do número de vezes que o nome da coluna “B” aparece na coluna ‘A”.


Usando fórmulas você pode facilmente filtrar e contar itens distintos de listas armazenadas no Excel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário