Páginas

Pesquisar neste blog

9 de março de 2021

Como Gerar Números Aleatórios no Excel


A Planilha Excel possui várias funções para gerar números aleatórios. Existem funções para gerar números simples, números entre uma faixa de valores e até mesmo tabelas. Com pequenas alterações de formatação dos números aleatórios é possível obter conjuntos de dados de vários tipos como datas, porcentagens, valores financeiros. Esses conjuntos de dados com números aleatórios podem ser usados, por exemplo, em testes de fórmulas e gráficos.

Nesse tutorial vou mostrar como gerar números aleatórios com valor entre 0 e 1, números aleatórios entre dois valores diferentes de 0 e 1 e tabela de números aleatórios. Vou usar exemplos com números inteiros e datas.

Gerar Números Aleatórios

A função "ALEATÓRIO()" gera números aleatórios com valores maiores e igual a 0 e menores do que 1. Para usar a função digite na barra de fórmulas: 

=ALEATÓRIO()

Observe que o Excel gera um número com o valor entre 0 e 1.


Você pode exibir os números em vários formatos como por exemplo, moeda ou porcentagem. Para formatar o número selecione o grupo "Células", na guia "Página Inicial", e clique em "Formatar". No menu drop-down selecione "Formatar Células".


Na janela "Formatar Células" selecione "Moeda" na opção Categoria, e na opção "Números Negativos" selecione o segundo item e clique em "Ok".


A célula apresenta o valor R$0,19. Se selecionar a Categoria "Porcentagem" a célula apresentará o valor 18,90%.

Gerar Números Aleatórios Entre Dois Valores

A função "ALEATÓRIOENTRE(inferior, superior)" permite gerar números aleatórios e definir quais os limites inferior e superior do número. 

Para gerar um número entre 1 e 1000 digite na barra de fórmulas:

=ALEATÓRIOENTRE(1;1000)

onde, o número 1 é o limite inferior e o número 1000 o limite superior.


Com essa mesma função é possível criar também datas aleatórias, já que o Excel usa número para armazenar os valores de data.

Para gerar uma data entre 05/01/2021 e 20/02/2021 digite na barra de fórmulas:

=ALEATÓRIOENTRE(DATA(2021;1;5);DATA(2021;2;20))

Observe que o Excel gera um número e não uma data.


Para exibir a data é necessário fazer a formatação do número.  Para formatar o número selecione o grupo "Células", na guia "Página Inicial" e clique em "Formatar". No menu drop-down selecione "Formatar Células".


Na janela "Formatar Células" selecione "Data" na opção Categoria, e na opção "Tipo" selecione a formatação da data desejada e clique em "Ok".


 A célula apresenta a data no formato selecionado.


Gerar Tabela de Números Aleatórios

A função "MATRIZALEATÓRIA([linhas];[colunas];[min];[max];[inteiro])" cria uma tabela de números aleatórios. Essa função possui vários parâmetros opcionais para customizar os valores gerados na matriz. Os parâmetros são:
  • linhas: número de linhas da tabela.
  • colunas: número de colunas da tabela.
  • min: valor mínimo do número gerado.
  • max: valor máximo do número gerado.
  • inteiro: booleano que define se o número deve ser inteiro ou ponto flutuante.
Para gerar uma tabela com 3 linhas por 5 colunas, com valores entre 1 e 500 inteiros, digite na barra de fórmulas:

=MATRIZALEATÓRIA(3;5;1;500;VERDADEIRO)


Em todos os exemplos com geração de números aleatórios observe que os valores dos números mudam quando altera algum valor na planilha ou salva a planilha. Esse é o comportamento quando o cálculo automático está habilitado, o que é o padrão nas planilhas Excel.

Para alterar o comportamento do cálculo de uma planilha selecione o grupo "Cálculo", na guia "Fórmulas" e a opção "Manual".


Mas lembre-se se a planilha estiver configurada para fazer os cálculos de forma "Manual", é necessário clicar em "Calcular Agora" (1) sempre que quiser fazer algum cálculo na planilha.

Com as funções "ALEATÓRIO", "ALEATORIOENTRE" e "MATRIZALEATÓRIA" podemos criar conjuntos de dados com valores fictícios bem variados, que nos ajuda a aprender a fazer gráficos ou trabalhar com formatação.

Para ver como gerar números aleatórios no Planilhas Google ao invés do Excel, acesse o tutorial Como Gerar Números Aleatórios no Planilhas Google.

Leia a seguir