26 de fevereiro de 2021

Como Gerar Números Aleatórios no Planilhas Google


O Planilhas Google possui funções para gerar números aleatórios em suas células. Você pode definir um intervalo entre os limites máximos e mínimos do número ou a quantia de linhas e colunas para preencher com números aleatórios.

Nesse tutorial você vai ver como gerar números aleatórios em uma única célula ou em várias linhas e colunas no formato de tabela.

Gerar Números Aleatórios nas Células

O Planilhas Google possui a função RANDBETWEEN([baixo], [alto]) para gerar números aleatórios em uma célula. O parâmetro[baixo] deve ser preenchido com o valor do limite inferior do número aleatório, e o parâmetro [alto] pelo valor do limite superior do número aleatório. 

Por exemplo, para gerar um número aleatório entre 1 e 50 digite na célula, onde deseja colocar o número aleatório, =RANDBETWEEN(1,50) e pressione a tecla ENTER.


Se desejar usar valores configuráveis de outras células como limites inferior e superior do número aleatório, substitua os parâmetros [baixo] e [alto] pela posição das células com os valores dos limites.

No exemplo abaixo o limite inferior está na célula C2 com o valor 25 e o superior na célula D2 com o valor 50, portanto o número aleatório gerado está entre 25 e 50.


Mas lembre-se a função RANDBETWEEN é considerada uma função volátil, o que significa que o valor do número aleatório muda toda vez que a planilha sofre alterações. Você pode alterar como esse valor muda acessando as configurações da planilha através do menu Arquivo > Configurações da planilha aba Cálculo.


No campo Recálculo você pode escolher a frequência com que a planilha altera o número aleatório, se:
  • Ao alterar
  • Ao alterar e a cada minuto
  • Ao alterar e a cada hora

Gerar Números Aleatórios nas Linhas e Colunas

O Planilhas Google possui a função RANDARRAY([linhas], [colunas]) para gerar números aleatórios nas linhas e colunas no formato de tabela. O parâmetro[linhas] deve ser preenchido com número de linhas e o parâmetro [colunas] pelo número de colunas da tabela.

Por exemplo, para gerar uma tabela com 10 linhas e 3 colunas com números aleatórios digite na célula, onde deseja iniciar os números aleatórios, =RANDARRAY(10;3) e pressione a tecla ENTER.


A função 
RANDARRAY gera números aleatórios somente entre os valores 0 e 1.

As funções RANDBETWEEN e RANDARRAY facilitam a geração de números aleatórios no Planilhas Google e permitem criar os valores tanto em uma única célula como em uma tabela com tamanho customizado.

Para ver como gerar números aleatórios no Excel ao invés do Planilhas Google, acesse o tutorial Como Gerar Números Aleatórios no Excel

Nenhum comentário:

Postar um comentário