19 de março de 2021

Como Traduzir Funções do Excel

O Excel possui várias fórmulas para executar cálculos, automatizar planilhas, tratar dados e muitos outros recursos que o tornam uma ferramenta útil para armazenar e tratar dados.

Existem muitas fórmulas com diferentes graus de dificuldade, e quando precisamos usar alguma fórmula, nem sempre localizamos em português. Na internet existem muitos tutoriais sobre o Excel, com exemplos utilizando as fórmulas com seus nomes originais em inglês.

Se você estiver usando o Excel em português vai precisar do nome das funções nas fórmulas em português. Para resolver esse problema a Microsoft desenvolveu um suplemento chamado Tradutor de Funções, que traduz o nome das funções de um idioma para outro.

Nesse tutorial você vai aprender como instalar, configurar e usar o tradutor de funções do Excel.

Como Instalar o Tradutor de Funções

Para instalar o Tradutor de Funções abra o Excel, vá até a guia "Inserir", selecione "Suplementos" e depois "Obter Suplementos".


Na janela "Suplementos do Office" escolha "Produtividade" no painel do lado esquerdo, e depois clique no botão "Adicionar" do item "Functions Translator".


O Excel instala o suplemento que vai aparecer na guia "Página Inicial". 

Como Configurar o Tradutor de Funções

Para configurar os idiomas no Tradutor de Funções vá até a guia "Página Inicial", selecione "Tradutor" no grupo "Tradutor de Funções".


No painel Tradutor de Funções selecione o ícone de configurações localizado no rodapé do painel.


No painel de "Preferências" você pode configurar o idioma de origem, e depois para qual idioma deseja traduzir. Para traduzir de inglês para português selecione "Inglês" na lista suspensa "De" e "Português" na lista suspensa "Para".


Como Usar o Tradutor de Funções

Para usar o Tradutor de Funções vá até a guia "Página Inicial", selecione "Tradutor" no grupo "Tradutor de Funções".
  1. No painel "Tradutor de Funções" abra a guia "Tradutor".
  2. Copie ou digite a fórmula que deseja traduzir no primeiro campo.
  3. Clique no botão com a seta para baixo para fazer a tradução. 
  4. Observe no segundo campo a fórmula traduzida.


Agora é só usar a fórmula traduzida em sua planilha.

No painel Tradutor de Funções além da guia "Tradutor" tem a guia "Referência" e "Dicionário".

A guia "Referência" exibe as funções por categoria. Você pode selecionar a categoria desejada e obter uma listagem com as funções nos dois idiomas configurados, no caso inglês e português. 

Para acessar a lista de categorias vá até a aba "Referência" no painel "Tradutor de Funções", selecione a categoria desejada na lista suspensa "Categoria da Função". Veja logo abaixo a listagem das funções da categoria selecionada, nos dois idiomas.


A guia "Dicionário" faz a busca da função a partir de qualquer parte do nome da função. 

Para acessar o Dicionário vá até a aba "Dicionário", digite a função a ser pesquisada no campo "Nome da função". No exemplo abaixo, buscamos a função CONCATENATE. Veja logo abaixo a função localizada. A busca da função pode ser realizada em ambos os idiomas definido na configuração do Tradutor de Funções.


Com o suplemento Tradutor de Funções fica fácil localizar e traduzir as funções no Excel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário