5 de abril de 2022

Como Inserir Minigráficos nas Células do Excel


Os minigráficos do Excel são gráficos exibidos em uma única célula. Os minigráficos podem ser usados para exibir, por exemplo, tendências de campanhas de marketing, comparar informações mês a mês, tendências de séries de valores, realçar valores máximos e mínimos.

O Excel fornece três tipos de minigráficos:

  • Linha
  • Coluna
  • Ganhos e Perdas

Para mostrar como criar os minigráficos, vamos usar uma planilha para exibir informações do primeiro semestre de uma campanha de marketing, com a evolução mensal de usuários, visualizações e ganhos de um site.

TABELA DE CONTEÚDO

Como criar o minigráfico
Como criar marcadores no minigráfico
Como formatar o minigráfico
Como exibir células vazias no minigráfico
Como desagrupar o minigráfico
Como excluir o minigráfico

Como criar o minigráfico

Para criar um minigráfico selecione as células onde estão os valores para serem exibidos no minigráfico, vá para a guia Inserir, no grupo Minigráficos selecione o gráfico desejado.

Na janela Criar Minigráficos, no campo Escolha onde os minigráficos deverão ser colocados, preencha com a posição da célula onde deseja inserir o minigráfico. Normalmente é a primeira célula após as células de dados e clique em Ok.


No exemplo abaixo, usamos o minigráfico de Linha para exibir a tendência de usuários, de Coluna a tendência de visualizações e Ganhos/Perdas a tendência de ganhos.


Os minigráficos são atualizados automaticamente, quando você atualiza os dados das células que compõem o minigráfico.

Como criar marcadores no minigráfico

Você pode inserir pontos nos minigráficos para destacar alguns pontos importantes, como ponto mais alto, mais baixo, primeiro ou último ponto.

Para mostrar os pontos vá para a guia Minigráfico, que é exibida somente se uma célula que tem minigráfico estiver selecionada, no grupo Mostrar selecione o ponto desejado. No exemplo, selecionamos o ponto mais alto e o mais baixo no gráfico de Coluna. Observe que os pontos mais alto e mais baixo foram destacados com uma cor diferente


Além desses pontos, o minigráfico de Linha possui um recurso a mais do que os outros minigráficos, os marcadores, que você pode inserir em cada ponto do minigráfico. Para inserir os marcadores selecione o minigráfico de Linha, vá para a guia Minigráfico, no grupo Mostrar selecione Marcadores

Observe que esta opção está habilitada somente se estiver selecionado um minigráfico tipo Linha.


Como formatar o minigráfico

Após inserir o minigráfico podemos formatar o gráfico, selecionando dentre vários estilos, o que melhor representa o gráfico, a cor do minigráfico e a cor dos marcadores. 

Para acessar vá para a guia Minigráfico, no grupo Estilo e selecione os estilos desejados.


Como exibir células vazias no minigráfico

Os dados de sua planilha podem ter algumas células que não estão preenchidas, nesse caso o minigráfico fornece algumas opções de como representar as células vazias. As opções são:

  • Lacunas
  • Zero
  • Conectar pontos de dados com a linha

Para configurar como exibir as células vazias no seu minigráfico vá para a guia Minigráfico, no grupo Minigráfico, selecione Editar Dados e depois Células ocultas e vazias.


Na janela Configurações de Células Ocultas e Vazias, selecione como deseja exibir o dado da célula vazia, se em Lacunas, se com valor Zero ou  Conectar os pontos diretamente entre a célula vazia.

Nessa janela você também pode optar se deseja exibir ou não os dados existentes em colunas ocultas, através da seleção do campo Mostrar dados em linhas e colunas ocultas.


No exemplo, selecionamos a opção Lacunas.


Como desagrupar os minigráficos

Se você optou por criar o mesmo tipo de gráfico em várias linhas de sua planilha e depois decidiu mudar alguns minigráficos para outros tipos, você deve desagrupar os gráficos antes de alterar o tipo de cada gráfico.

No exemplo temos uma planilha onde todos os minigráficos são do tipo Linha, vamos mudar o minigráfico de Visualizações para tipo Coluna e Ganhos para Ganhos/Perdas.


Para desagrupar selecione as células que contém os minigráficos, vá para a guia Minigráfico, no grupo Agrupar e selecione Desagrupar


Agora você pode selecionar cada minigráfico e fazer a alteração selecionando o minigráfico desejado, no grupo Tipo da guia Minigráfico.

Como excluir o minigráfico

Se deseja excluir o minigráfico da célula, selecione a célula que contém o minigráfico, vá para a guia Minigráfico, no grupo Agrupar selecione Limpar.


Leia a seguir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assine a Newsletter