11 de novembro de 2021

Como capturar vídeo da tela do PC usando o Windows 10


O Windows 10 possui uma ferramenta interna para captura de vídeo da tela do computador, chamada Xbox Game Bar. Apesar de ser uma ferramenta para jogos, ela possui vários recursos além dos jogos, como captura de tela e gravação de vídeo da tela do computador. O recurso é conhecido pelos jogadores que usam a ferramenta para gravar as telas de jogos e compartilhar nas redes sociais, mas é útil também na captura de vídeos de aplicativos.

Vamos mostrar como usar a Xbox Game Bar para fazer a captura de vídeo da tela de um aplicativo.

Como ativar a Xbox Game Bar

A Xbox Game Bar funciona com o Windows 10, desde que o sistema operacional tenha recebido a atualização de Maio/2019 e esteja habilitado para uso. Caso não esteja habilitado em seu computador, vá até a janela de “Configurações” do Windows 10 localizado no menu “Iniciar” e acesse as configurações dos “Jogos”.


Na janela de “Configurações” selecione no painel esquerdo “Xbox Game Bar” e no painel à direita habilite a opção “Desativado”. A partir dessa configuração podemos gravar vídeo das telas do computador. 


A Xbox Game Bar grava os vídeos capturados no formato MP4.

Como capturar o vídeo da tela 

Primeiro abra o aplicativo que deseja capturar as telas, depois abra a Xbox Game Bar através da tecla Windows + G ou do menu Iniciar > Xbox Game Bar. A Xbox Game Bar é exibida no formato sobreposição, ela aparece “sobreposta” na janela exibida no momento. 

Se a janela da Xbox Game Bar não abrir, verifique se está ativa de acordo com as instruções descritas em Como Ativar a Xbox Game Bar

Para exibir a janela captura de vídeo clique no widget “Capturar” na Xbox Game Bar. 


Existem quatro botões na janela “Capturar”:


1. Capturar tela: Faz captura de tela.

2. Gravar últimos 30 segundos: Grava os últimos 30 segundos anteriores. Esse botão aparece como habilitado, somente se a opção de gravação em segundo plano estiver habilitada. 

Para habilitar esta opção clique no widget “Configurações”, representado pelo ícone da roda dentada, na Xbox Game Bar. No painel à esquerda clique no item “Capturando” e no painel da direita selecione “Gravar em segundo plano enquanto eu estiver jogando”.

3. Iniciar gravação: Inicia a gravação do vídeo da tela.

4. Ligar o microfone durante a gravação: Se esse botão estiver habilitado, o Windows 10 usa o microfone do computador para fazer a gravação de áudio.

Logo abaixo dos botões na janela “Capturar” você visualiza o nome da janela ativa, essa é a janela usada durante a captura do vídeo.

Para iniciar a gravação clique no botão “Iniciar gravação” (3). Se a janela ativa não for compatível para gravação na Xbox Game Bar, o botão “Iniciar Gravação” aparece desabilitado. Se você tentar clicar no botão, o aplicativo exibe uma mensagem informando que o aplicativo não permite a gravação. 

Nos testes identificamos que a Xbox Game Bar não faz gravação de vídeo de telas da área de trabalho do Windows, do Explorador de Arquivos, do Paint3D e nem do navegador Chrome.

Durante a gravação a Xbox Game Bar exibe uma barra de ferramentas informando o tempo decorrido da gravação, o botão para parar a gravação e o botão de microfone.


Finalizada a gravação, visualize o vídeo gravado clicando em “Ver todas as capturas”, na janela “Capturar”.


Os vídeos capturados são exibidos na janela “Galeria” e salvos na pasta C:\Users\USUÁRIO\Videos\Captures. 

Para abrir a pasta onde estão armazenados os vídeos, clique no ícone do Explorador de Arquivos da janela de "Galeria".

Para fechar a Xbox Game Bar, clique fora da área da ferramenta ou pressione a tecla ESC.

Assista o vídeo de como capturar vídeo da tela do PC usando a ferramenta Xbox Game Bar, existente no Windows 10.


Leia a seguir

Nenhum comentário:

Postar um comentário