Páginas

Pesquisar neste blog

4 de novembro de 2021

Como Comparar Documentos Usando Google Docs

Uma ferramenta útil na análise de versões entre documentos é a de comparação entre arquivos. No aplicativo Documentos Google podemos fazer a comparação entre dois documentos, visualizar as diferenças e aceitar ou rejeitar as alterações. 

Vamos mostrar como fazer a comparação entre dois documentos usando o Documentos do Google.

Como comparar

Para comparar documentos abra o documento que deseja comparar no Documentos Google, vá para o menu Ferramentas > Comparar Documentos.


Na caixa de diálogo “Comparar documentos” clique no campo “Selecione o documento para comparação”. 


O Documentos Google abre a caixa de diálogo “Abrir um arquivo”, para você selecionar o outro documento, que deseja comparar com o primeiro documento aberto.

No campo “Atribuir diferenças a”, da caixa de diálogo “Comparar documento”, digite o nome que deve aparecer no documento de comparação. Esse é o nome atribuído nos comentários das alterações identificadas entre os dois documentos.

Se desejar que os comentários feitos no documento a ser comparado, sejam exibidos no documento de comparação, marque na caixa de diálogo “Comparar documento”, a opção "Incluir comentários do documento selecionado”.

Após finalizar o preenchimento dos dados na caixa de diálogo “Comparar documentos”, clique no botão “Comparar”.

O Documentos Google cria um outro documento, que une os dois documentos usados na comparação, destacando as diferenças entre eles.


Observe no painel à direita do novo documento, o detalhamento das diferenças com a opção para aceitar ou rejeitar X a alteração.


As diferenças são apresentadas com uma fonte colorida. No exemplo acima o texto alterado ou adicionado em um dos documentos, aparece em vermelho.

Além das diferenças, os comentários que existirem no documento também aparecem na lista de alterações, se você optou por incluir os comentários do documento antes da comparação. 

Analise todas as sugestões de acordo com cada comentário, aceite ou recuse clicando nos ícones de aceitar ou rejeitar. Após finalizar você terá um novo documento atualizado.

Leia a seguir: