Como Adicionar Extensão no Navegador

Você pode customizar seu navegador através da inclusão de extensões. As extensões incluem recursos e funcionalidades que auxiliam na navegação e podem aumentar a produtividade. Existem vários tipos de extensões dependendo do navegador. Você pode visualizar as extensões disponíveis para o seu navegador de preferência, nas respectivas páginas de inclusão de extensões. 

Veja como adicionar e remover extensões nos navegadores Google Chrome e Microsoft Edge, mas lembre-se de sempre selecionar extensões de origem confiáveis para evitar problemas de segurança e desempenho do navegador.

Adicionando Extensão no Chrome

Para adicionar uma extensão no Chrome:
  1.  Acesse a Web Store através do link https://chrome.google.com/webstore.
  2. Localize e selecione a extensão desejada.
  3. Clique em Usar no Chrome.
Dependendo do tipo de extensão o Chrome exibe uma tela solicitando permissão para o acesso à alguns recursos do seu navegador. O Chrome exibe o ícone da extensão adicionada, no canto superior direito da barra de endereço.

Você pode gerenciar a extensão através da customização das funcionalidades, remover ou desativar a extensão do seu navegador, através do Gerenciador de Extensões. Para entrar no Gerenciador de Extensões acesse o link chrome://extensions/, ou selecione o ícone Extensões localizado do lado direito da barra de endereços.

Na página do Gerenciador de Extensões você vai visualizar todas as extensões adicionadas no seu navegador. Para cada extensão você vai encontrar o link Saiba Mais, Remover e um botão Ativar/Desativar a extensão. Veja um exemplo de uma extensão instalado no Chrome.

extensão-send-to-gmail.jpg

No link Saiba Mais você vai acessar algumas informações tais como descrição, versão e tamanho da extensão, e algumas propriedades configuráveis como, permissão de acesso aos sites, permissão para executar em modo anônimo e opções de extensão.

O link Remover faz a remoção da extensão de seu navegador, e o botão Ativar/Desativar permite escolher entre ativar ou desativar a extensão no navegador. Com esse botão você pode desativar a extensão e depois ativar novamente, sem a necessidade de remover completamente a extensão.

Adicionando Extensão no Edge

Para adicionar uma extensão no Edge:
  1. No canto superior direito do lado da barra de endereços selecione Configurações e mais ... > Extensões
  2. Na página de Extensões acesse o link Obter Extensões do Microsoft Edge.
  3. Localize e selecione a extensão desejada.
  4. Clique em Obter.
  5. O Edge exibe uma mensagem com as permissões necessárias para adicionar a extensão. Analise cuidadosamente as permissões necessárias, e se concordar clique em Adicionar Extensão.
Você pode gerenciar a extensão através da customização das funcionalidades, remover ou desativar a extensão do seu navegador através do Gerenciador de Extensões. Para entrar no Gerenciador de Extensões acesse o link edge://extensions/ ou selecione no canto superior direito do lado da barra de endereços Configurações e mais ... > Extensões.

Na página do Gerenciador de Extensões você vai visualizar todas as extensões adicionadas no seu navegador. Para cada extensão você vai encontrar o link DetalhesRemover e um botão Ativar/Desativar a extensão. Veja um exemplo de uma extensão instalado no Edge.

extensão-navegador-edge.jpg

No link Detalhes você vai acessar algumas informações tais como descrição, permissões da extensão, e algumas propriedades configuráveis como permissão para executar no modo InPrivate e permitir acesso a URLs de arquivos.

O link Remover faz a remoção da extensão de seu navegador, e o botão Ativar/Desativar permite escolher entre ativar ou desativar a extensão no navegador. Com esse botão você pode desativar a extensão e depois ativar novamente, sem a necessidade de remover completamente a extensão.

Agora que você viu como adicionar extensão no Chrome e Edge aproveite para olhar as extensões disponíveis para o navegador de sua preferência, mas lembre-se de sempre procurar adicionar extensões de fontes confiáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário