31 de janeiro de 2022

Como Usar o Microsoft Whiteboard


O Microsoft Whiteboard é um aplicativo de colaboração para criar quadros de comunicação que pode ser usado como uma  ferramenta para ministrar cursos, como se fosse um quadro branco de sala de aula, mas no modo virtual. Pode ser usado também para debates, solução de problemas, design, planejamento de projeto e aprendizagem.

Vamos conhecer os principais recursos do Microsoft Whiteboard e aprender como usar como um quadro de sala de aula virtual ou no desenvolvimento e acompanhamento de projetos.

Principais recursos do Whiteboard

Você pode acessar o Microsoft Whiteboard através do link whiteboard.office.com e ter acesso aos recursos de modelos, anotações, reações, formas, escrita à tinta e vários outros recursos.

Modelos

O Whiteboard já vem com vários modelos para você usar como ideias e customizar de acordo com a sua necessidade. Tem modelos de debate, solução de problemas, design e pesquisa, estratégia, planejamento de projeto, aprendizagem e vários outros.


Anotações

As anotações são post-its apresentados com várias cores diferentes para usar, por exemplo, na definição de categorias, organização ou para separar colaboração por pessoas. Além dos post-its individuais existem as grades de notas que auxiliam na organização de estruturas, além de ser fácil de incluir novas anotações.


Reações

Os colaboradores podem incluir reações para dar um feedback, comunicar seus pensamentos ou opiniões.


Inserir imagens

Faça anotações, comentários e apresente ideias em suas fotos.


Formas

Use o recurso de formas para criar fluxogramas, diagramas de blocos, mapas mentais, diagramas de processo ou qualquer outro tipo de diagrama de forma personalizada.


Escrita à tinta

A escrita à tinta é um recurso onde você pode usar a criatividade para fazer anotações ou expressar suas ideias como se estivesse escrevendo à mão, usando um mouse ou uma mesa digitalizadora. O Whiteboard possui canetas e marca-texto de várias cores e espessuras. Além das cores tradicionais de canetas foram incluídas as cores galáxia e arco-íris. 

Para desenhar setas o Whiteboard possui uma caneta específica que desenha setas com ponta única ou com ponta dupla, sem a necessidade de desenhar a reta e depois as pontas.

Com as canetas é possível desenhar retas perfeitas, para isso use a tecla SHIFT enquanto está desenhando.


Quando desenhar formas à mão livre use a configuração de aprimorar as formas para que a forma desenhada seja corrigida automaticamente. Veja como configurar no item de Configurações abaixo.


Como configurar o Whiteboard

Acesse a roda dentada de configurações, localizada no canto superior direito para acessar as configurações e o recurso de exportar o quadro como imagem.


Nas configurações do Whiteboard você pode exportar o quadro, aprimorar as formas, formatar a tela de fundo e abrir no aplicativo. Vamos ver cada uma das configurações.

Exportar o quadro

O Whiteboard permite exportar o quadro de comunicação como uma imagem .PNG. Para exportar clique em “Exportar imagem(png)" para que o Whiteboard apresente uma caixa de diálogo onde você define o nome do arquivo e o local para onde deseja exportar.

Aprimorar as formas

Quando você desenha uma forma como, por exemplo, um círculo ou um quadrado existe a opção do Whiteboard “melhorar” a aparência da forma automaticamente. Para aprimorar a forma ative o item “Aprimore automaticamente as formas com tinta”.

Formatar a tela de fundo

A tela de fundo do Whiteboard pode ser formatada com cores e grades diferentes. Para alterar a cor e escolher entre as diversas grades do Whiteboard clique em “Formatar tela de fundo” e selecione a cor e grade que melhor se adequa ao seu quadro.


Abrir no aplicativo

Quando você está trabalhando no Whiteboard da versão web pode optar em abrir o quadro que está trabalhando no Whiteboard instalado em seu computador clicando em “Abrir no aplicativo”.

Além da versão Web, o Microsoft Whiteboard também está disponível para Android, iOS e Desktop. Usando uma conta da Microsoft você consegue acessar os seus quadros em qualquer dispositivo.

Leia a seguir:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assine a Newsletter