Páginas

Pesquisar neste blog

23 de abril de 2018

O Que é o Blockchain em Linguagem Simples

Como funciona o Blockchain

Existem muitos artigos na internet que explicam o que é o Blockchain. Pelo fato de ser um assunto complicado e com muitos termos técnicos fica difícil entender o que realmente é o Blockchain. Conheça neste post em uma linguagem simples o significado, a história e como funciona o Blockchain.

Introdução

O BlockChain (Corrente de Blocos) é uma tecnologia desenvolvida em 2008 que foi utilizada para alavancar o lançamento do Bitcoin um ano depois. Vem sendo utilizada para muitas coisas além da movimentação de criptomoeda como por exemplo, proteção de direitos autorais.

Para facilitar o entendimento da palavra Blockchain, na linguagem de criptomoeda, precisamos dividir a palavra em duas partes block (bloco) e chain (corrente). As transações registradas são o bloco. Uma vez que se conclui a transação ela vai ser inserida em uma corrente, portanto o nome Blockchain.

As informações dentro do Blockchain são criptografadas. Utilizando o exemplo mais conhecido de criptomoeda, se você possui uma criptomoeda na verdade você possui uma chave privada (é como se fosse uma senha) que te permite sacar a criptomoeda. Existe também uma chave pública que qualquer pessoa pode ter acesso. Esta chave serve para que outras pessoas possam depositar criptomoeda na sua conta.

As informações do Blockchain estão disponíveis publicamente. As pessoas não têm acesso ao movimento uma das outras, mas a movimentação é visível publicamente. 

Muitas pessoas enxergam o Blockchain como um substituto de bancos tradicionais. Ao invés de precisar de um banco para fazer as transações, usa-se o Blockchain e elimina-se um intermediário.

História

A tecnologia principalmente a internet trouxe muitas vantagens e facilidades em todas as áreas, inclusive na parte comercial em transações financeiras. Infelizmente junto com as facilidades e vantagens também vieram os problemas como invasão em sistemas que possuem informação de cartões de crédito. Hoje você cadastra a informação do seu cartão de crédito em uma empresa na internet e em cada compra que você fizer não é necessário digitar todos os dados novamente, porque a empresa já possui estas informações em seu banco de dados.

A vantagem é não trafegar a informação de seu cartão a todo momento pela internet. A desvantagem é que a empresa tem que garantir a segurança dos dados de seu cartão. Infelizmente sabemos que nem sempre estamos totalmente seguros. Algumas empresas já sofreram ataques e os dados dos cartões de clientes foram roubados.

Diante deste problema apareceu a necessidade de se criar uma infraestrutura digital, sem intermediários, onde um ativo digital pudesse ser aberto e transferido de forma confiável de pessoa para pessoa, que não possuísse uma autoridade central e que fosse segura e confiável.

A tecnologia Blockchain apareceu pela primeira vez em 2008 quando o artigo "Bitcoin: A Peer-to-PeerElectronic Cash System" foi publicado. Este artigo está no nome de Satoshi Nakamoto que é um pseudônimo. Até hoje não se sabe quem criou o Blockchain, se foi uma pessoa ou um grupo de pessoas.

Em janeiro de 2009 um novo tipo de infraestrutura digital minerou 50 moedas digitais que foram transferidas de pessoa para pessoa, sem uma autoridade central e de uma forma segura. Estas 50 unidades de criptomoedas vieram a ficar conhecidas como Bitcoin e viraram o bloco inicial, esse foi o primeiro link do que viria a ser conhecido como Bitcoin Blockchain.

Desde o lançamento do Blockchain sua tecnologia continua a amadurecer rapidamente. Os detalhes de implementação variam muito, tornando o estudo do Blockchain dinâmico e complexo.

Na verdade, o termo Blockchain não pode mais ser aplicado somente a criptomoeda em geral ou Bitcoin. Hoje existem várias tecnologias Blockchain para aplicações diferentes. Cada tecnologia Blockchain tem suas próprias regras, características e customizações, podendo ser utilizadas em outros tipos de transações além de moedas digitais.

Como Funciona o Blockchain

O Blockchain BitCoin é o primeiro exemplo prático da tecnologia Blockchain, por isso existe uma confusão de que a tecnologia Blockchain é sinônimo de Bitcoin, mas não é verdade. A tecnologia atual do Blockchain rastreia ativos digitais que não são necessariamente moeda digital. Essas tecnologias Blockchain inclusive funcionam de uma forma um pouco diferente do que o Blockchain para moeda digital.

O Blockchain é uma estrutura de dados que rastreia “alguma coisa” de valor ou interesse e passa de pessoa para pessoa. Essa “alguma coisa” pode ser qualquer ativo digital, como por exemplo, uma moeda digital, um documento Word ou até mesmo um número de série de um software.

Veja na figura 1 um exemplo do funcionamento do Blockchain em uma transação com moeda digital.

Como Funciona o Blockchain
Figura 1 - Como Funciona o Blockchain
A tecnologia Blockchain promete estabelecer um protocolo, forçar as regras de transação e ser capaz de deixar a rede de distribuição de computadores policiar a própria operação, globalmente e de uma forma rápida sem utilizar um servidor central ou autoridade de confiança.

Leia a seguir