Páginas

Pesquisar neste blog

8 de junho de 2021

Dicas de Como Escrever um Tutorial

A internet é hoje um local onde as pessoas recorrem para aprender como executar várias tarefas, processos, dar manutenção, usar um aplicativo, enfim é um local onde encontramos informação de como fazer “coisas”.  Estas dicas de como escrever um tutorial, vão te auxiliar a criar bons tutoriais, para sua audiência.

Dicas para Escrever um Tutorial

1. Deixe claro o objetivo. Descreva de forma clara o que o tutorial vai explicar sobre o assunto, o que a pessoa vai aprender, qual o objetivo. Escreva um título que deixe claro sobre o que é o tutorial, e faça uma descrição do que os leitores podem esperar, após finalizar a leitura.

2. Seja claro e conciso. O objetivo principal do tutorial é ensinar o leitor a fazer alguma "coisa", por exemplo, usar um produto ou aplicativo. Por esse motivo o tutorial deve ter um conteúdo simples e fácil de entender. Antes de escrever verifique qual é o conhecimento do leitor. Deixe claro quais são os pré-requisitos para entender o tutorial, por exemplo se o leitor não tem conhecimento nenhum do assunto, liste alguns materiais recomendados, que devem ser lidos antes de usar o tutorial. Se o leitor tem um conhecimento básico, explique o que o tutorial assume que o leitor já saiba sobre o assunto, para acompanhar o tutorial.

3. Use figuras. Existe um ditado que diz que uma "imagem vale mais do que mil palavras". Isso é bem verdade no caso de um tutorial. Para deixar mais claro inclua figuras, detalhando as etapas a serem seguidas, se for um tutorial sobre um aplicativo, inclua captura de telas com indicações, como setas, dos locais a que se refere a explicação.

4. Use exemplos. Coloque exemplos para mostrar como executar a tarefa ou processo que você está explicando. O exemplo facilita o entendimento, porque ler a teoria de como executar uma tarefa é bem diferente de executar a tarefa na prática. Com exemplos, o seu tutorial facilita o entendimento do leitor, e apresenta uma forma prática de testar e aplicar os conhecimentos obtidos.

5. Use uma estrutura organizada. Existem tutoriais curtos que podem ser escritos em uma única página, ou em um post de blog, ou tutoriais mais longos e elaborados que precisam de muitas páginas, e vários tópicos e subtópicos. Procure sempre estruturar seu tutorial separando os assuntos por tópicos e subtópicos de forma organizada, com vários passos e ordenados, para facilitar a leitura e posterior busca por determinado assunto. Para um tutorial mais longo coloque um índice de tópicos, para que o leitor veja todo o material que o tutorial trata, e facilite a busca por tópico ou palavra-chave.

6. Inclua uma lista de perguntas frequentes. Selecione as dúvidas mais frequentes sobre os assuntos do tutorial e monte uma lista de perguntas frequentes, inclua também aquelas informações que não se encaixam no fluxo normal do tutorial, a fim de evitar uma quebra nos passos do tutorial. Assim quando o leitor tiver uma dúvida que é bem comum, ele localiza com facilidade a resposta. Mantenha a lista de perguntas atualizadas, conforme for recebendo feedback de outros leitores.

7. Mantenha seu tutorial atualizado. Um tutorial é um documento que está em constante mudança. Cada vez que o produto ou aplicativo sofre alguma atualização, o tutorial deve acompanhar as atualizações. Como a maioria dos tutoriais estão na internet, ao invés de serem impressos, é bem mais simples manter o documento sempre atualizado.

8. Teste seu tutorial. Após finalizar o tutorial, execute os passos descritos, para verificar se está claro, e se não existem locais que podem gerar dúvidas na execução dos passos descritos. Essa é uma forma prática de verificar se o tutorial está completo. Se possível peça para outras pessoas verificarem o seu tutorial também, isso ajuda a ver se existem pontos que não estão claros ou se está faltando alguma informação.

Um tutorial bem escrito, organizado e objetivo facilita o aprendizado das pessoas, que estão à procura de informações, em locais que explicam como executar tarefas, processos, dar manutenção em algum aparelho, ou simplesmente aprender a usar um aplicativo. Espero que estas dicas de como escrever um tutorial ajudem no seu próximo tutorial.