Páginas

Pesquisar neste blog

29 de janeiro de 2018

Quais são as Diferenças entre API e SDK

API versus SDK


O programador quando inicia a carreira se depara com muita informação na internet sobre programação e ferramentas de desenvolvimento. Nesse momento surgem dúvidas sobre o significado de algumas siglas da área, porque os artigos partem do princípio de que as siglas e termos técnicos já são conhecidos. Duas siglas que são mencionadas com frequência na área de programação são API e SDK. Nesse post você vai conhecer as diferenças entre API e SDK, a aplicação e exemplos de uso.

O Que é API 


A sigla API - Application Programming Interface significa em português Interface de Programação para Aplicativos. A API é um conjunto de bibliotecas formadas por métodos, funções e objetos que permitem a integração de um aplicativo com outros aplicativos externos.

Por exemplo, se você está desenvolvendo um software para celular e deseja que o seu aplicativo tenha um botão para tirar fotos, precisa chamar os métodos da câmera que estão disponíveis na API. Dessa forma você não precisa desenvolver todo o código para acessar a câmera.

As APIs podem ser fornecidas pelo próprio sistema operacional, como a API para Windows, Android, iOS, pelo fabricante de um dispositivo como smartwatch ou de um serviço Web, por exemplo, a API do Google Maps, que permite integrar as funcionalidades dos mapas em seu aplicativo.

Após o aumento da computação na nuvem as APIs são cada vez mais importantes nos negócios. Com as APIs fica mais fácil integrar vários aplicativos através da internet.

O Que é SDK 


A sigla SDK – Software Development Kit significa em português Kit para Desenvolvimento de Software. O SDK é um software utilizado no desenvolvimento de aplicativos para uma plataforma ou sistema operacional.

O SDK normalmente é composto por um Ambiente Integrado de Desenvolvimento (IDE – Integrated Development Environment) com editor para escrever o código, ferramentas de debug para monitorar e consertar problemas na codificação, editor visual para montar as telas do aplicativo e um compilador para criar o aplicativo.

Um exemplo de SDK é o Android Studio que é um software utilizado no desenvolvimento de aplicativos principalmente para celulares e tablets com sistema operacional Android.

A maioria dos SDKs possui uma documentação completa para facilitar o aprendizado e tutoriais com exemplos de código, que o programador pode utilizar como base para seus próprios projetos.

O SDK possui uma particularidade que é a possibilidade de utilizar APIs. Como as APIs são aplicadas na comunicação entre aplicativos, não é surpresa que no SDK utilize-se uma API na integração com outros aplicativos.

Diferenças entre API e SDK


Analisando a definição de API e SDK fica complicado entender as principais diferenças entre os dois, já que em alguns momentos a API pode ser utilizada dentro de um SDK. Para facilitar o entendimento das diferenças lembre-se:

  • um SDK pode conter uma API, mas uma API não pode conter um SDK;
  • o SDK permite a construção de um aplicativo;
  • a API faz a integração ou comunicação entre aplicativos;
  • o SDK fornece um ambiente integrado de desenvolvimento com compilador, ferramentas para debug e editor visual;
  • a API fornece um conjunto de bibliotecas que expõe funcionalidades para o programador utilizar na comunicação ou integração de seu aplicativo, com aplicativos de terceiros.

Agora que você conhece a diferença entre API e SDK fica mais fácil entender os artigos sobre programação. Se você for desenvolver um aplicativo e precisar de uma ferramenta de desenvolvimento deve procurar pelo SDK da tecnologia que vai trabalhar. Se for integrar ou precisar fazer uma comunicação entre o seu aplicativo e um aplicativo ou produto de terceiros utilize a API do produto.