sexta-feira, 4 de setembro de 2015

História do Scrum

Photo by Fabrizio Verrecchia on Unsplash

O Scrum foi criado por Jeff Sutherland e Ken Schwaber em 1995, e apresentado na conferência Ospsla em Austin no Texas. Neste mesmo ano foi publicado o artigo “SCRUM Software Development Process”.

Os autores herdaram o termo “Scrum” do artigo “The New Product Development Game”, publicado por Takeuchi e Nonaka em 1986. Neste artigo eles utilizam o termo “Scrum” obtido do jogo de Rugby, onde fazem uma analogia entre o processo de desenvolvimento de um produto com as táticas de jogo de Rugby, que valorizam o trabalho em equipe.

Neste artigo Takeuchi e Nonaka concluem que as equipes pequenas e auto-organizadas têm um desempenho melhor no desenvolvimento de produtos complexos, quando são definidos objetivos ao invés de tarefas a serem executadas.

No artigo eles mencionam que o mundo do negócio mudou muito, para que uma empresa seja competitiva não basta ter uma boa qualidade, custo baixo e um diferencial no mercado. As empresas também precisam de rapidez e flexibilidade.

O framework do Scrum para desenvolvimento de software foi criado para desenvolver e manter produtos complexos, baseado nos princípios deste artigo.

Durante o desenvolvimento inicial do Scrum, Ken pediu auxílio para o Professor Babatunde A. Ogunnaike Tunde, que é um engenheiro famoso na área de pesquisa de controle de processo, para verificar os processos de desenvolvimento. Ele investigou várias metodologias de desenvolvimento de software e chegou à conclusão que o processo cascata e preditivo não era bom para o desenvolvimento de software, confirmando que a abordagem empírica do Scrum era um processo preferido.

O empirismo é utilizado em trabalhos complexos onde o desconhecido prevalece sobre o conhecido, e predições têm pouco valor devido à alta taxa de alterações e incertezas.

Em 2001 Jeff e Ken estavam entre os 17 líderes de desenvolvimento de software, criando o Manifesto de Desenvolvimento de Software Ágil. Logo em seguida a Agille Alliance foi fundada com Ken sendo o primeiro presidente.

Ainda em 2001, Ken foi coautor juntamente com Mike Beedle do primeiro livro sobre Scrum, “Agile Software Development with Scrum”.

Em 2002 Ken Schwaber fundou o Scrum Alliance juntamente com Mike Cohn e Esther Derby, com Ken presidindo a organização. Nos anos seguintes o programa de certificação em Scrum Master e seus derivativos foram criados.

Em 2006 Jeff Sutherland criou sua companhia a Scrum Inc., enquanto continuava a oferecer e ministrar cursos de Certificações em Scrum.

Ken saiu da Scrum Alliance em 2009 e fundou a Scrum Org., para melhorar a qualidade e efetividade do Scrum.

O primeiro Scrum Guide foi publicado em 2010 e sofreu atualizações em 2011 e 2013, enquanto Jeff e Ken tinham estabelecido o reconhecimento mundial do Scrum.

Evolução do Scrum
Desde a sua publicação em 1995 até os dias de hoje, o Scrum foi adotado por várias empresas de desenvolvimento de software em todo o mundo.

Entretanto, o método também foi aplicado com sucesso em outros domínios como por exemplo, manufatura, marketing, operações e educação.

Para conhecer mais detalhes sobre o Scrum como a organização, os eventos e artefatos, acesse o post Ebook Introdução ao Scrum e faça o download gratuito do ebook.

Post Relacionado:


Nenhum comentário:

Postar um comentário