Organização do Scrum

Foto de Martin Damboldt no Pexels


Esse post faz parte de uma série sobre Scrum que descreve a organização do Scrum

A série é composta pelos posts:
Você pode também baixar o Ebook Introdução ao Scrum que apresenta todos os posts da série sobre Scrum.

Organização


A equipe Scrum é composta por um Product Owner, uma Equipe de Desenvolvimento e um Scrum Master. É auto organizada porque escolhe como executar o trabalho da melhor forma possível, ao invés de ser direcionada por outros fora da equipe. É funcional, porque possui todas as competências necessárias para realizar o trabalho, sem depender de outros que não fazem parte da equipe.

A equipe Scrum entrega produtos iterativamente e de forma incremental, para garantir que uma versão do produto funcional esteja sempre disponível, aumentando as oportunidades para um retorno de comentários.

O modelo de equipe do Scrum foi desenvolvido para aperfeiçoar a flexibilidade, criatividade e produtividade.

Product Owner

O Product Owner é o único responsável em administrar o Product Backlog (lista completa de funcionalidades que devem ser incluídas no produto), e possui as seguintes funções: 
  • Incluir os itens no Product Backlog.
  • Fazer a ordenação dos itens do Product Backlog, de forma a atingir os objetivos e missões.
  • Aperfeiçoar o valor do trabalho que a Equipe de Desenvolvimento realiza.
  • Garantir que o Product Backlog seja visível, transparente e claro para todos, além de definir para a Equipe Scrum qual é o próximo trabalho.
  • Garantir que a Equipe de Desenvolvimento entenda os itens do Product Backlog no nível necessário.
O Product Owner pode fazer todo o trabalho descrito acima, ou passar para a Equipe de Desenvolvimento, entretanto continua sendo o responsável.
 
O Product Owner é uma pessoa, não um comitê. Pode representar o desejo do comitê no Product Backlog, mas os indivíduos que desejam alterar a prioridade dos itens, devem se dirigir ao Product Owner.
 
Para que o Product Owner tenha sucesso, toda a organização deve respeitar suas decisões. As decisões são visíveis no conteúdo e na ordenação do Product Backlog. Ninguém tem permissão de solicitar que a Equipe de Desenvolvimento trabalhe em um conjunto de requisições, e a Equipe de Desenvolvimento também não tem permissão de agir de acordo com opiniões de outras pessoas.

Equipe de Desenvolvimento

A Equipe de Desenvolvimento consiste de profissionais que são responsáveis em entregar um Incremento com status Done do produto, no final de cada Sprint (período onde são desenvolvidos os itens acertados no Product Backlog). Somente os membros da Equipe de Desenvolvimento podem criar o Incremento.

As Equipes de Desenvolvimento são estruturadas e autorizadas para organizar e administrar o seu próprio trabalho. As Equipes de Desenvolvimento possuem as seguintes características:

São auto organizadas, ninguém nem mesmo o Scrum Master, pode interferir na forma de transformar os itens do Product Backlog, em Incrementos de funcionalidades potencialmente prontas para o lançamento.

  • São funcionais no sentido de possuir todas as habilidades necessárias em uma equipe para criar o Incremento do produto.
  • O Scrum não reconhece nenhum título diferente de "Desenvolvedor", independente da função executada pelo profissional.
  • O Scrum não reconhece nenhum subdomínio na Equipe de Desenvolvimento, independentemente de domínios particulares que precisam ser nomeados como testadores ou analista de negócios.
  • Os membros individuais da equipe podem possuir habilidades específicas na área do trabalho, mas a responsabilidade pertence à Equipe de Desenvolvimento como um todo.

O tamanho ótimo de uma equipe de desenvolvimento pode ser pequeno o suficiente para ser ágil ou grande o suficiente para completar o trabalho dentro de um Sprint.

Menos do que três membros na Equipe de Desenvolvimento, diminui a interação e resulta em um ganho de produtividade menor. Equipes muito pequenas podem encontrar restrições durante o Sprint, que dificultam a entrega de um Incremento.

Equipes muito grandes podem dificultar a coordenação e podem gerar complexidade para administrar um processo empírico.

 O Product Owner e o Scrum Master não entram na contagem da Equipe de Desenvolvimento, a não ser que também estejam executando trabalhos no Sprint Backlog.

Scrum Master

O Scrum Master é responsável para que o Scrum seja entendido, assegurando que a Equipe siga a teoria, práticas e regras do Scrum.

 O Scrum Master auxilia aqueles que estão de fora da equipe a entender quais interações são úteis e quais não são. O Scrum Master ajuda todos a alterar essas interações de forma a maximizar o valor criado pela Equipe do Scrum.


Nenhum comentário:

Postar um comentário