Páginas

Pesquisar neste blog

8 de julho de 2020

Eventos do Scrum


Esse post faz parte de uma série sobre Scrum e descreve os eventos do Scrum.

Você pode também baixar o Ebook Introdução ao Scrum que apresenta todos os posts da série sobre Scrum.

Eventos

Os eventos são utilizados para criar uma regularidade e minimizar a necessidade de reuniões não definidas. Todos os eventos são definidos com um período fixo e com duração máxima. Os eventos do Scrum são:
  • Sprint
  • Sprint Planning
  • Sprint Goal
  • Daily Scrum
  • Sprint Review
  • Sprint Retrospective
Os eventos restantes terminam quando alcançam o propósito do evento, assegurando uma quantidade de tempo gasta, sem permitir desperdícios no processo.
 
Se houver uma falha em incluir qualquer um dos eventos irá resultar em transparência reduzida e uma oportunidade perdida para inspecionar e adaptar.

Sprint

A parte principal do Scrum é um Sprint que é um período fixo normalmente de um mês ou menos no qual se cria o incremento do produto. O Sprint é o repositório para todos os outros eventos e cada evento é uma oportunidade formal para fazer a inspeção e adaptação.
 
O Sprint consiste basicamente de um Sprint Planning, um Daily Scrum, o desenvolvimento do trabalho, o Sprint Review e o Sprint Retrospective.

A Figura abaixo ilustra as etapas de um Sprint estimado em 30 dias.

Etapas do Sprint

Um Sprint pode ser cancelado antes do final de seu período, caso um Sprint Goal fique obsoleto. Isto pode acontecer se a empresa mudar de direção ou se as condições do mercado ou da tecnologia sofrerem alterações. Somente o Product Owner tem a autoridade para cancelar um Sprint.

De um modo geral cancelar um Sprint só faz sentido mediante circunstâncias especiais. Mas devido a curta duração, este evento raramente acontece.
 
Quando se cancela um Sprint podem-se adotar as seguintes providências, dependendo do estágio em que o Sprint se encontra:
  • Revisar qualquer item que esteja com o status Done no Product Backlog.
  • O Product Owner pode aceitar o produto se puder lançar parte desse produto.
  • Estimar novamente todos os itens incompletos e colocar de volta no Product Backlog.
  • Estimar novamente o trabalho feito nos itens do Product Backlog.
O cancelamento de um Sprint é ruim porque consome muitos recursos. Todos os envolvidos devem se reagrupar novamente para fazer um novo planejamento. O cancelamento de um Sprint é uma atividade pouco comum.

Sprint Planning

O Sprint Planning define o planejamento do trabalho a ser realizado durante um Sprint. Cria-se o plano através do trabalho conjunto de todo o Scrum Team.
 
O Sprint Planning é um trabalho executado em um período que demora no máximo oito horas para o Sprint de um mês. Para Sprints menores o Sprint Planning pode demorar um pouco menos. 

A função do Scrum Master é garantir que o evento aconteça, que os participantes entendam o propósito do evento e mantenham o planejamento dentro do prazo fixado.
 
O Sprint Planning responde as seguintes perguntas:
  • O que pode ser entregue em termos de Incremento?
  • Como alcançar o trabalho necessário para entregar o Incremento?

Sprint Goal

O Sprint Goal é um objetivo configurado para o Sprint que pode ser atingido através da implementação do Product Backlog.  Ele funciona como um guia para a equipe de desenvolvimento na definição do porquê construir o Incremento. 

Ele é criado durante as reuniões de Sprint Planing. O Sprint Goal dá à equipe de desenvolvimento alguma flexibilidade em relação à funcionalidade implementada dentro do Sprint. Os itens selecionados do Product Backlog entregam uma função coerente, que pode ser o Sprint Goal.
 
A equipe de desenvolvimento trabalha com o Sprint Goal em mente. Se o trabalho acaba sendo diferente do que a equipe de desenvolvimento esperava, eles colaboram com o Product Owner para negociar o escopo do Sprint Backlog durante o Sprint.

Daily Scrum

O Daily Scrum é uma reunião de 15 minutos realizada pela equipe de desenvolvimento com o objetivo de discutir os seguintes pontos:
  • O que “eu” fiz no dia anterior para atingir o objetivo do Sprint.
  • O que “eu” farei hoje para auxiliar a equipe de desenvolvimento a atingir o Sprint Goal.
  • Se “eu” vejo algum impedimento para atingir o Sprint Goal.
Para evitar complicações o Daily Scrum deve ser feito todos os dias no mesmo local.
 
A função do Daily Scrum é inspecionar o trabalho realizado desde a última reunião e prever o trabalho que será feito até a próxima reunião.
 
A equipe de desenvolvimento ou alguns membros da equipe frequentemente se reúnem após o Daily Scrum, para as discussões mais detalhadas e adaptar ou planejar o resto do trabalho do Sprint.
 
O Scrum Master deve garantir que as reuniões diárias do Scrum ocorram e não durem mais do que 15 minutos. A equipe de desenvolvimento é responsável em conduzir a reunião.

Sprint Review

O Sprint Review é uma reunião informal de no máximo quatro horas, para o Sprint de um mês, a fim de inspecionar o Incremento e revisar o Product Backlog, se necessário.
 
A reunião é formada pela equipe do Scrum e as partes interessadas no projeto. É realizado no último dia do Sprint. Os participantes colaboram com as informações das próximas atividades.
 
O Scrum Master deve garantir que a reunião aconteça obedecendo ao tempo limite. O Sprint Review inclui os seguintes elementos:
  • Os participantes são a equipe Scrum e as pessoas chaves convidadas pelo Product Owner.
  • O Product Owner explica quais os itens do Product Backlog foram para o status Done. A equipe de desenvolvimento explica o que deu certo, o que não funcionou e como o problema foi resolvido.
  • A equipe de desenvolvimento mostra o trabalho que foi realizado e responde perguntas sobre o Incremento.
  • O grupo inteiro colabora com as informações do que fazer a seguir, de forma que o Sprint Review gere a entrada para o próximo Sprint Planning.
  • Verifica se o mercado ou a função do produto sofreu alguma alteração, para decidir o que fazer a seguir.
  • Revisa a linha de tempo, orçamento e mercado para prever o próximo lançamento do produto.
O resultado do Sprint Review é um Product Backlog revisado que define os prováveis itens do próximo Sprint.

Sprint Retrospective

O Sprint Retrospective é uma oportunidade para a equipe Scrum fazer uma avaliação e verificar possibilidades de melhoria no projeto, que podem ser inseridas no próximo Sprint

A reunião do Sprint Retrospective deve ocorrer após o Sprint Review e antes do próximo Sprint Planning, normalmente no último dia do Sprint. O Scrum Master deve participar desta reunião como um colaborador e garantir que não demore mais do que três horas, para o Sprint de um mês. Para Sprint menores este tempo pode ser reduzido.
 
A finalidade do Sprint Retrospective é:
  • Inspecionar como foi o último Sprint com relação às pessoas, relacionamentos, processos e ferramentas.
  • Identificar e ordenar os itens principais que foram bem e verificar as possibilidades de melhorias.
  • Criar um plano para executar melhorias, com a finalidade de aprimorar a qualidade do produto.
No fim do Sprint Retrospective as melhorias que serão executadas já foram identificadas. Apesar dos aperfeiçoamentos poderem ser feitos a qualquer momento, o Sprint Retrospective é uma forma de oficializar as melhorias que são necessárias no produto.