Ebook: Introdução ao Scrum

metodologia ágil - scrum


Ouvimos falar da metodologia ágil principalmente no processo de desenvolvimento de software. Dentre estas metodologias o Scrum é um método que foi desenvolvido na década de 90, e atualmente é amplamente utilizado nas empresas de desenvolvimento de software de todos os portes.

O que é Scrum

O Scrum não é um processo ou uma técnica para construir produtos, é um framework no qual se podem empregar várias técnicas ou processos para melhorar as práticas de desenvolvimento e gestão do produto.

O Scrum é um método ágil muito utilizado nos processos de desenvolvimento de software. É mais conhecido na área de software, mas também é utilizado em outras áreas da indústria. O Scrum utiliza uma metodologia iterativa e incremental no processo do desenvolvimento do produto.

Como funciona o Scrum

Inicialmente monta-se uma especificação com uma lista ordenada de tudo o que é necessário para o produto, esta lista é conhecida como Product Backlog.

Depois a equipe de desenvolvimento define os itens do Product Backlog que farão parte do Sprint Backlog. Determina-se então a previsão sobre qual funcionalidade estará presente no próximo Incremento e o trabalho necessário para entregar a funcionalidade.

A parte principal do Scrum é um Sprint que é um período fixo normalmente de um mês ou menos no qual se cria o Incremento do produto. O Sprint é o repositório para todos os outros eventos.

O Sprint consiste basicamente de um Sprint Planning, um Daily Scrum, o desenvolvimento do trabalho, o Sprint Review e o Sprint Retrospective.

No Sprint Planning define-se o planejamento do trabalho previsto durante um Sprint. Cria-se o plano através do trabalho conjunto de todo o Scrum Team.

O Daily Scrum é uma reunião de 15 minutos realizada pela equipe de desenvolvimento com o objetivo de discutir os seguintes pontos:

  • O que cada membro da equipe de desenvolvimento fez no dia anterior para atingir o objetivo do Sprint.
  • O que cada membro da equipe de desenvolvimento fará hoje para auxiliar a equipe a atingir o Sprint Goal.
  • Se alguém da equipe de desenvolvimento enxerga algum impedimento para atingir o Sprint Goal.

O Sprint Review é uma reunião informal de no máximo quatro horas para o Sprint de um mês, a fim de inspecionar o Incremento e revisar o Product Backlog, se necessário.

O Sprint Retrospective é uma oportunidade para a equipe Scrum fazer uma avaliação e verificar as possibilidades de melhoria no projeto que podem ser inseridas no próximo Sprint.

Conheça um pouco mais sobre o Scrum através do Ebook Introdução ao Scrum.

Download Ebook Introdução ao Scrum

Posts Relacionados
A História do Scrum
Definição e Exemplo de Scrum