Páginas

Pesquisar neste blog

2 de junho de 2016

A Importância do Manual de Usuário

Manual de Usuário


Quando um aplicativo está pronto para lançamento, independentemente do tipo, seja ele para computador, tablet ou celular, é importante para os clientes terem acesso às informações do aplicativo. Antes de adquirir ou mesmo utilizar um aplicativo, o cliente precisa ter acesso pelo menos às informações básicas como, instalação, configuração, utilização, entre outros detalhes. Neste caso o manual de usuário é uma forma importante de se fazer a propaganda.

No caso de aplicativos que fornecem a possibilidade de se fazer o download e utilizar por um período, antes de fazer a aquisição, geralmente o cliente procura por informações como, por exemplo, as telas, como funciona e os recursos principais.

Estas informações iniciais já representam uma parte do manual, ou seja, um guia rápido de informações de funcionamento e utilização do aplicativo. A partir destas informações o cliente decide se vale a pena ou não adquirir o produto.

Portanto inicialmente o cliente precisa de informações claras, objetivas e simples para um primeiro contato. Depois desta fase ele precisa de informações mais detalhadas, onde possa tirar as dúvidas ou conhecer melhor as funcionalidades mais avançadas.

Nos dias de hoje, o termo manual não tem o mesmo significado que antigamente. Até bem pouco tempo atrás quando um aplicativo era adquirido, juntamente acompanhava um manual ou guia rápido. Este manual vinha na forma impressa e depois no formato digital em PDF.

Atualmente os manuais evoluíram juntamente com os aplicativos, e são apresentados em vários outros formatos além do PDF. Temos as informações diretamente na web, geralmente no site do produto, e em outros formatos específicos para celulares, tablets e outros tipos de dispositivos de leitura.

Além disto, o manual também não é mais uma espécie de “livro”, onde todas as informações estão em um único local de uma forma sequencial. Hoje as informações estão separadas em partes, por exemplo, uma parte mais simplificada acompanha o aplicativo, a explicação mais detalhada está no site ou é fornecido um guia completo onde o cliente pode fazer o download para leitura no computador, tablet ou celular.

Um exemplo é o manual do iPhone. Quando você adquiri um iPhone o manual não acompanha o produto, mas você pode ter acesso ao manual completo de utilização do iPhone, através do iBooks que é uma aplicação que já vem instalada no dispositivo.

Com a diversidade de dispositivos utilizados, a informação deve estar disponível em vários formatos específicos para cada dispositivo.

O grande desafio de hoje, após a elaboração do conteúdo para o manual de usuário, é gerar a informação nos vários formatos necessários para atender a maioria dos dispositivos de forma a apresentar uma boa comunicação visual.

Posts Relacionados