Páginas

Pesquisar neste blog

4 de junho de 2018

Como Escrever e Publicar Post no WordPress Usando Word


Apesar do WordPress possuir um editor para escrever posts é possível usar outras ferramentas como editores de texto e publicar diretamente no WordPress. Uma destas ferramentas é o Word da Microsoft.

Se você já está acostumado a utilizar o Word e não quer entrar no editor do WordPress somente para escrever um post, basta baixar o template Post de Blog do Word, escrever e publicar o seu post no WordPress sem sair do Word.

Além disto se o seu post possui imagens o Word dá a opção de enviar as imagens para o WordPress ou para um servidor de sua preferência.

Veja a seguir como usar o Word para criar e publicar o seu post no WordPress.

1. Com o Word aberto vá para o menu Arquivo > Novo, digite Post no campo Procurar modelos online, e selecione Enter.


2. Vá para o template Post de Blog e selecione o botão Criar.


3. O Word cria um documento novo no formato de um post. Na abertura do arquivo ele exibe uma mensagem perguntando se deseja registrar uma conta de blog. Você pode fazer o registro neste momento ou mais tarde quando for publicar o seu post. Vou optar em fazer o registro neste passo. O interessante é que você faz o registro uma única vez. Cada vez que você escrever um post novo o Word utiliza o registro configurado. Selecione o botão Registrar Agora.


4. O Word exibe a caixa Nova Conta de Blog para você selecionar o provedor de seu blog. No campo Blog escolha o WordPress e selecione o botão Avançar.


5. O Word exibe a caixa Nova Conta do WordPress. No campo URL da Postagem no Blog substitua o texto <Digite a URL do host do blog aqui> pelo endereço do seu blog. Se o endereço for https, substitua o http por https. Digite o nome do usuário e a senha, nos respectivos campos. Se não quiser digitar a senha em cada postagem selecione o campo Lembrar Senha.


6. Se você quiser selecionar o local para salvar as imagens do seu post selecione o botão Opções de Imagens e escolha onde deseja salvar as imagens. Pode ser o provedor do seu blog ou em um servidor próprio, caso você possua um servidor. Se você não quiser escolher o local da imagens não precisa executar este passo. O padrão é salvar as imagens no provedor do blog. Selecione o botão Ok.


7. Pronto o registro para publicar o seu post está pronto.



8. Caso você queira incluir, alterar ou excluir um registro de publicação do seu blog, selecione o botão Gerenciar Contas. Na caixa Contas de Blog você pode alterar, remover ou definir uma conta como sendo a padrão para os seus posts.


Agora é só escrever o seu post e publicar no WordPress sem precisar sair do Word.