Como Usar o Web Clipper do OneNote


Quando navegamos pela internet às vezes queremos capturar uma página da web para leitura posterior ou simplesmente armazenar a informação para um uso no futuro. Uma forma de fazer a captura e armazenamento do conteúdo de uma página web é através do Web Clipper do OneNote.

O Web Clipper do OneNote funciona como uma extensão no navegador Chrome. Com ele você pode capturar uma página inteira, uma região, um artigo ou mesmo um link para a página, e depois organizar no OneNote. O OneNote está disponível para acesso via web, em vários dispositivos, e vem instalado por padrão no Windows 10.

Como instalar

Para instalar o Web Clipper no Chrome vá até o Chrome Web Store, procure pela extensão OneNote, e adicione ao seu navegador.


Como usar 

Para usar o OneNote Web Clipper abra em seu navegador a página com o conteúdo que deseja capturar e salvar. Acesse o ícone do OneNote Web Clipper  na área de extensões do navegador, que fica localizado ao lado da barra de endereços, e faça o login em sua conta Microsoft. O login é necessário somente no primeiro acesso.


O Web Clipper do OneNote pode salvar o conteúdo da web em vários formatos.
  • Página Inteira: Faz a captura da tela inteira exatamente como você está visualizando.
  • Região: Faz a seleção e captura da região de seu interesse.
  • Artigo: Recorta apenas o artigo, retirando todos os outros componentes da página, para facilitar a leitura e impressão do texto.
  • Indicador: Recorta apenas uma miniatura com o título, resumo, e um link para o conteúdo.
Selecione o formato desejado e o local onde salvar o conteúdo. Você pode selecionar o bloco de anotações e a seção.

Como acessar o conteúdo salvo 

O aplicativo OneNote está disponível em vários dispositivos além da versão para o Windows 10. Existem também versões para:
  • Mac
  • Ipad
  • iPhone
  • Android
  • Web
Para versões de Windows anteriores ao Windows 10 existe a opção de download no site da Microsoft.

Após salvar o conteúdo da web vá até o OneNote de seu dispositivo de preferência e veja o conteúdo salvo no bloco e seção especificados, no momento da captura do conteúdo.

A versão web dá acesso ao OneNote online. A Microsoft armazena o conteúdo do OneNote em sua conta do OneDrive.

O Web Clipper do OneNote é uma ferramenta útil e prática para armazenar e organizar conteúdos da internet.