Páginas

Pesquisar neste blog

29 de outubro de 2021

Como Contar Palavras no Word e Google Docs

 

Quando estamos escrevendo um documento em um editor de texto é muito útil saber quantas palavras ou caracteres digitamos, seja para cumprir uma meta, ou mesmo por curiosidade para saber o quanto conseguimos escrever em um período.

Alguns trabalhos de redação exigem que o texto possua uma quantidade mínima ou máxima de palavras, portanto é de grande auxílio digitar e conseguir visualizar ao mesmo tempo quanto já escrevemos.

Os principais editores de texto possuem uma forma de visualizar a contagem de palavras e várias outras informações sobre a estatística do texto como, contagem de páginas, caracteres, parágrafos e linhas. Vamos ver como exibir as informações de contagem de palavras no Word e no Documentos Google.

Como Exibir Contagem de Palavras no Word

O Word exibe por padrão, enquanto você digita no documento, o número total de palavras do texto, no rodapé do aplicativo. Além do número de palavras o Word exibe também as estatísticas de contagem do texto.

Para exibir as informações de estatísticas do texto no Word vá até a aba “Revisão”, no grupo “Revisão de Texto” e selecione o comando “Contagem de Palavras”.


A caixa de diálogo “Contar palavras” exibe as informações estatísticas de:

  • Páginas
  • Palavras
  • Caracteres com espaços
  • Caracteres sem espaços
  • Parágrafos
  • Linhas

Além das informações de estatísticas do texto, você pode selecionar se deseja incluir na contagem as informações existentes nas caixas de texto e notas de rodapé. Para isso, selecione a caixa de opção “Incluir caixa de texto, notas de rodapé e notas de fim”, na caixa de diálogo "Contar palavras".

Como Exibir Contagem de Palavras no Documentos Google

Para exibir a contagem de palavras de um documento do Google, vá até o menu Ferramentas > Contagem de Palavras.


A caixa de diálogo “Contagem de palavras” exibe as informações estatísticas de:

  • Páginas
  • Palavras
  • Caracteres
  • Caracteres excluindo espaços

Além da caixa de diálogo “Contagem de palavras” onde você visualiza todas as informações estatísticas do texto, o Documentos Google exibe, enquanto você digita no documento, o número total de palavras do texto, se essa função for habilitada. 

Habilite a visualização da contagem de palavras, selecionando a opção “Mostrar a contagem de palavras ao digitar” na caixa de diálogo "Contagem de palavras".


O Documentos Google exibe o número de palavras no canto inferior esquerdo da janela do documento.

Para desabilitar a visualização, clique no contador de palavras e no item “Ocultar contagem de palavras”.


Com o recurso de contar palavras nos editores de texto Word e Documentos Google fica fácil controlar o tamanho de seu texto durante a escrita.