Páginas

Pesquisar neste blog

23 de março de 2023

Como Remover Espaços no Excel e Planilhas Google

A função ARRUMAR remove espaços em branco à direita, esquerda ou repetidos entre palavras. Essa função pode ser usada tanto no Excel como no Planilhas Google. A sintaxe da função é idêntica para os dois aplicativos.

A função usada para remover espaços em brancos de texto em células de planilhas é útil para corrigir o texto obtido de fontes externas, evitar erros nas fórmulas e na validação de dados.

Apesar de não vermos facilmente os espaços à direita ou esquerda de texto em células de planilhas, eles causam erros nas fórmulas e validações de dados, que são difíceis de detectar.

Nesse tutorial vou mostrar exemplos de como usar a função ARRUMAR, para retirar espaços em branco, tanto no Excel como no Planilhas Google. Além disso é possível no Planilhas Google retirar os espaços em branco de várias células simultaneamente, com uma única fórmula.

A sintaxe da função ARRUMAR é:

ARRUMAR(texto)

O parâmetro texto deve conter o texto da célula ou a referência da célula que contêm o texto.

Removendo espaços em branco no Excel

Para mostrar como remover espaços em branco no Excel, em uma planilha digitei, na célula A1, o texto "Blog da Romar", com espaço à esquerda da palavra "Blog" e vários espaços entre as palavras "da Romar".


Na célula B1 digitei a fórmula que retira tanto o espaço do início, quanto do meio do texto da célula A1.

=ARRUMAR(A1)


Observe que o texto na célula B1 é exibido sem os espaços.

Removendo espaços em branco no Planilhas Google

Para mostrar como remover espaços em branco no Planilhas Google, em uma página digitei, na célula A1, o texto "Blog da Romar", com espaço à esquerda da palavra "Blog" e vários espaços entre as palavras "da Romar".


Na célula B1 digitei a fórmula que retira tanto o espaço do início, quanto do meio do texto da célula A1.

=ARRUMAR(A1)


Observe que o texto na célula B1 é exibido sem os espaços.

Removendo espaços em branco em várias células do Planilhas Google

O Planilhas Google possui a função ARRAYFORMULA, que quando usada em conjunto com a função ARRUMAR retira os espaços em branco de várias células simultaneamente.

Para mostrar como retirar os espaços em branco de várias células do Planilhas Google criei uma página com três nomes, que possuem espaços em branco excessivos, no início e meio dos nomes.


Na célula B1 digitei a fórmula que retira os espaços em branco do início e meio dos textos de todos os nomes simultaneamente.

=ARRAYFORMULA(ARRUMAR(A1:A3))

Para retirar os espaços de várias células usei as referências do intervalo de células com os textos, como parâmetro do função ARRUMAR, e o resultado dessa função usei como parâmetro da função ARRAYFORMULA, que exibe os valores retornados em várias linhas.

Observe que todos os nomes são exibidos sem os espaços excedentes.

Leia a seguir