Páginas

Pesquisar neste blog

30 de março de 2023

Como Inserir Imagem de Fundo no Texto do Word


O Word pode ser usado como uma ferramenta para criar textos com várias opções de design, permitindo definir cores, contornos e efeitos. Mas se ao invés de usarmos as opções já conhecidas de design quisermos usar uma imagem de fundo em um texto? O Word do Microsoft 365 não possui essa opção, mas podemos conseguir esse efeito usando alguns passos alternativos.

Neste tutorial vou mostrar o passo a passo de como inserir uma imagem de fundo em um texto no Word.

1. Abra um novo documento do Word.

2. Vá para a aba Inserir, no grupo Ilustrações clique em SmartArt.

3. Na janela Escolher Elemento Gráfico SmartArt, escolha um gráfico. O gráfico vai servir somente como base para o texto, portanto selecione um gráfico simples para facilitar as alterações quando for preparar o texto. Selecione no painel lateral o gráfico Lista e Lista Básica em Blocos.

4. Na lista de SmartArt apague todos os blocos deixando somente um para digitar o texto.

5. Digite o texto desejado no campo [Texto], para o exemplo vou digitar o texto "Blog da Romar", selecione todo o texto. Na aba Página inicial selecione o fonte Impact, tamanho 65 em negrito. Usei esse fonte por ter um formato bom para inserir uma imagem de fundo.

O Word exibe duas abas relacionadas ao SmartArt, SmartArt Design e Formatar, quando está com o bloco do SmartArt selecionado.

6. Vá para a aba Formatar, no grupo Estilos de WordArt clique em Preenchimento de Texto e Imagem.


A janela Inserir Imagens permite selecionar a imagem de um arquivo, de estoque, online ou de ícones. Carregue a imagem de seu local de preferência. Optei em carregar uma imagem online.

Agora só falta retirar a cor de fundo do bloco para termos o texto com a imagem de fundo realçada.

7. Com o bloco de texto selecionado vá para a aba Formatar, no grupo Estilos de Forma, clique em Preenchimento da Forma e Sem Preenchimento.


Pronto! O Word exibe o texto com a imagem de fundo.


Neste tutorial, você aprendeu como inserir imagem de fundo em texto do Word. Essa é uma forma de personalizar seus documentos e dar um toque criativo. Você pode escolher entre diferentes opções de imagem e tamanho. Espero que tenha gostado deste tutorial e que possa aplicar essa técnica em seus projetos.

Leia a seguir