Páginas

Pesquisar neste blog

21 de dezembro de 2022

Como Vincular Dados entre Planilhas Google


O Planilhas Google importa dados de uma planilha para outras planilhas, mantendo a atualização das informações em todas as páginas vinculadas à página de origem. A vinculação entre planilhas ocorre entre as páginas das planilhas, portanto temos uma página de origem, dentro de uma planilha, que pode ser vinculada com outras páginas de outras planilhas, que chamamos de páginas de destino.

Nesse tutorial vou mostrar como vincular dados de uma planilha com outra planilha. A ideia para mostrar como vincular os dados é ter uma planilha com informações sobre a cotação do Dólar, como planilha de origem e na planilha destino ter uma lista de itens com uma coluna com preço em dólar e outra com preço em real.

Ao invés de ter que atualizar manualmente a planilha da lista de itens, com o valor atualizado do Dólar e fazer a atualização do preço em Real manualmente, atualizamos somente uma linha na planilha de cotação. A função que faz o vínculo entre as planilhas atualiza automaticamente todos os preços da lista de itens.

Na planilha de origem temos a cotação do Dólar do dia e na planilha de destino temos uma coluna com o preço do item em Dólar e outra coluna com o preço do item em Real. A coluna com o preço em Real é atualizada automaticamente toda vez que atualizamos a cotação do Dólar na planilha de origem.


Função para vincular dados

A fórmula para vincular os dados é:

IMPORTRANGE(url_da_planilha; string_do_intervalo)

sendo:

  • url_da_planilha: O endereço da planilha de origem, entre aspas.
  • string_do_intervalo: O intervalo das células da página de origem, entre aspas.

Na url_da_planilha o nome da página é opcional, já que por padrão o Planilhas Google importa a primeira página, mas se os dados estiverem em uma página diferente da primeira página, inclua o nome da página.

A atualização da função IMPORTRANGE acontece quando abrimos ou atualizamos a planilha de origem em um intervalo de cinco minutos e a cada uma hora na página de destino

Para vincular dados entre planilhas é necessário ter a permissão de acesso aos dados da planilha de origem. Se for vincular dados de uma planilha sua, o Planilhas Google vai solicitar a permissão na primeira vez que for atualizar os dados. Se a vinculação de dados for com uma planilha que não é de sua autoria é necessário solicitar permissão ao editor da planilha.

Vinculando os dados

1. Crie a planilha de origem com as colunas para a moeda e valor da cotação do dia.

2. Crie a planilha de destino com a lista de itens e as colunas para preço em Dólar e em Real.

3. Na coluna C2 digite a fórmula:

=IMPORTRANGE("https://docs.google.com/spreadsheets/d/1VvYNV91uxA_tRoT1e_VbNWL0EgLowmBe_cMKlQ9ptQM/edit#gid=0";"B2") * B2


A célula 
"B2", dentro da função IMPORTRANGE, é a posição do valor do Dólar da planilha de origem, depois multiplico por B2 que é a posição do preço em Dólar do item na planilha de destino.

4. Após digitar a função e começar a carregar os dados, o Planilhas Google vai exibir uma mensagem solicitando permissão para conectar as planilhas. 


5. Clique em Permitir Acesso. 

6. Com a célula C2 selecionada, arraste a alça até a última linha da lista de itens, para copiar a função nas demais linhas da lista.


Agora você possui duas planilhas vinculadas entre si, com atualização automática no Planilhas Google.

Leia a seguir