Páginas

Pesquisar neste blog

24 de novembro de 2022

Como Importar Dados HTML para Planilhas Google


A função IMPORTHTML do Planilhas Google permite importar dados de tabelas e listas de páginas HTML. Com essa função você precisa somente identificar a posição da tabela ou lista na página do site, para importar os dados.

Nesse tutorial vou mostrar como importar dados de uma tabela existente em um site, para uma página do Planilhas Google. Vou usar uma tabela de previsão de crescimento populacional do site do Wikipedia e importar os dados da tabela, para a página de uma planilha.

Definição da função IMPORTHTML

A função possui os parâmetros:

IMPORTHTML(URL; consulta; índice; localidade)
  • URL: Endereço da página web que possui a tabela ou lista. Preencher com o endereço completo incluindo o protocolo https.
  • consulta: Tipo de dados que deseja importar. Por ser tabela ou lista. Para tabela use o argumento table e para lista o argumento list.
  • índice: Posição onde está a tabela ou lista na página web. Para saber exatamente a posição em páginas que possuem muitas tabelas, precisamos testar alguns índices, antes de encontrar a tabela correta.
  • localidade: Código que define o idioma e localidade da página web. Se não for definido, o Planilhas Google usa a localidade do documento.

Importar dados

Para demonstrar como importar uma tabela para a página do Planilhas Google, vou usar a primeira tabela da página do Wikipedia, localizada em https://pt.wikipedia.org/wiki/Popula%C3%A7%C3%A3o_mundial


1. Abra uma página no Planilhas Google.

2. Na primeira célula da página digite a fórmula abaixo e clique ENTER.

=IMPORTHTML("https://pt.wikipedia.org/wiki/Popula%C3%A7%C3%A3o_mundial"; "table"; 1)

Na fórmula usei o argumento table para definir a importação de uma tabela e o valor 1 para definir que é a primeira tabela da página.

3. Aguarde até que o Planilhas Google localize a tabela e carregue na página.

Observe que a página do Planilhas Google possui as mesmas informações do site do Wikipedia.


Leia a seguir