Páginas

Pesquisar neste blog

21 de abril de 2023

Como Realçar Valores Máximo e Mínimo no Planilhas Google

Uma forma de realçar os valores máximo e mínimo de uma lista de valores de uma página no Planilhas Google é usar a formatação condicional. A formatação condicional permite aplicar cores, fontes, bordas e outros efeitos aos dados que atendem a certos critérios. Por exemplo, podemos usar a formatação condicional para destacar os valores mais altos e mais baixos de uma coluna com cores diferentes. Isso facilita a visualização e a análise dos dados.

Neste tutorial você vai aprender como realçar os valores máximo e mínimo de uma coluna numérica no Planilhas Google.

Para mostrar como realçar os valores máximo e mínimo vou usar uma lista com informações de vendas por mês.

O objetivo é mostrar os valores máximo e mínimo com cores de fundo diferentes para facilitar a visualização desses valores. Quando fazemos a formatação para mudar a cor de fundo dos valores máximo e mínimo, o Planilhas Google realça em tons das cores selecionadas os demais valores intermediários, gerando uma espécie de mapa de calor.

Inserindo a formatação dos valores

1. Com a página da planilha aberta selecione as células que deseja realçar os valores máximo e mínimo. 

2. Vá para o menu Formatar > Formatação Condicional.

3. No painel lateral Regras de formatação condicional clique em Adicionar outra regra.

4. Na aba Escala de cores, no campo Ponto mín, selecione Valor mín e uma cor para o valor mínimo. No campo Ponto máx selecione Valor máx e uma cor para o valor máximo.

5. Clique em Concluído.


Observe que na página as células com os valores máximo e mínimo estão com a cor de fundo definidas na formatação e os valores intermediários estão com a cor de fundo em vários tons, entre as cores configuradas para o valor máximo e mínimo.

Para visualizar melhor a diferença nos valores intermediários, escolha as cores de máximo e mínimo com a mesma cor, só com diferença entre um tom mais escuro e mais claro.

Alterando a formatação dos valores 

Se quiser alterar a formatação das cores de fundo dos valores máximo e mínimo, selecione qualquer célula da lista de valores numéricos, vá para o menu Formatar > Formatação condicional e faça as alterações desejadas, no painel Regras de formatação condicional.

Excluindo a formatação de valores

1. Com a página da planilha aberta selecione qualquer célula da lista de valores, vá para o menu Formatar > Formatação condicional.

2. Na janela Regras de formatação condicional, passe o mouse sobre a regra que deseja excluir e clique na lixeira.

Neste tutorial você aprendeu a usar a formatação condicional, para realçar os valores máximo e mínimo de uma lista de valores numéricos.

Leia a seguir