Páginas

Pesquisar neste blog

14 de maio de 2018

5 Estratégias para Escrever um Documento

Photo by Kaboompics .com from Pexels


Escrever bem não é uma atividade fácil. Muitos escritores têm dificuldade para escrever, inclusive os escritores profissionais. Em algum momento ou mesmo com uma certa frequência o escritor sofre bloqueios, tem dificuldade em organizar o documento, comete erros simples ou demora muito tempo para conseguir escrever.

Conheça 5 estratégias que podem fazer com que você seja mais produtivo quando for escrever um documento.

1. Prepare um Esboço

Antes de iniciar a escrita de qualquer tipo de documento faça um esboço dos tópicos que você quer escrever. Estude o assunto e organize-o de modo que você possa apresentar o conteúdo de uma forma simples, organizada e lógica.

Uma boa forma de organizar o conteúdo é fazer um esboço da tabela de conteúdo do documento. Com o esboço da tabela você tem uma visão do que precisa escrever e qual a ordem.

2. Escreva e Edite

Não tente escrever e editar ao mesmo tempo. Essas são duas atividades que devem ser feitas separadamente e em momentos diferentes.

Se você editar enquanto escreve o texto, o seu raciocínio é interrompido a cada momento que edita algum erro. Essa interrupção atrapalha o fluxo do seu raciocínio e diminui a sua produtividade.

Muitos escritores acham que é mais rápido e produtivo escrever primeiro e somente depois editar o que produziu, sem ficar tentando tornar o texto perfeito na primeira vez e ficar interrompendo o raciocínio a todo momento.

3. Escreva, Revise e Edite

Planeje passar pelo documento pelo menos três vezes. A primeira vez escreva, faça um rascunho, pesquise, obtenha a informação que você precisa, e comece a escrever. Alguns escritores acham que escrevem melhor quando escrevem rápido. Não se preocupe nesse momento em tornar o documento perfeito.

Na segunda vez revise, verifique os problemas maiores como a organização da informação, se existe informação incorreta ou faltante, se o texto está claro. Nesse passo você pode ter que reescrever algumas seções.

Na terceira vez edite, nesse momento verifique a gramática, a pontuação e o estilo da escrita. Se tudo estiver correto essa pode ser a verificação final.

4. Espere Dois ou Três Dias antes de Reescrever

Você deve achar difícil revisar e editar um texto que acabou de escrever. Este problema tem a ver com a memória-curta, ou seja aquela memória que armazenamos por um curto período de tempo.

Como acabamos de escrever o texto ele ainda está armazenado na memória. Fica difícil visualizar os problemas. Após uns dois ou três dias você já não se lembra totalmente do texto, esse é um bom momento para revisar e editar.

Quando você ler o texto novamente vai ser um texto novo para você, então fica mais fácil encontrar os problemas e até mesmo rever algumas sentenças.

5. Leia o Texto em Voz Alta

Quando você finalizar leia em voz alta e escute atentamente o texto. Nesse passo você vai conseguir identificar se ainda existe algum problema e se o texto está em um formato conversacional. Esse é um bom formato para deixar o texto claro para quem está lendo.

Essas cinco estratégias para escrever ajudam bastante em qualquer modalidade de escrita que você precisa fazer, seja um material de ficção, de não ficção ou até mesmo um documento técnico.

Posts Relacionados