Páginas

Pesquisar neste blog

3 de março de 2017

10 Dicas de Como Preparar um Arquivo Word para o Kindle

Leitor Digital Kindle


A maioria das pessoas que desejam publicar um livro utiliza como editor de texto o Microsoft Word. Neste post vou descrever algumas dicas de como preparar um documento Word para publicar no formato Kindle.

Um erro que as pessoas cometem é pensar que a forma de visualização do livro no Word vai ser a mesma no Kindle. Infelizmente não, o livro no Word deve seguir algumas regras para que a apresentação no Kindle fique bem feita.

Se você já está com o livro escrito vale a pena rever a formatação. Se está começando a escrever agora, é bom já aplicar as seguintes dicas de formatação.

1. Não inserir indentação

Evite inserir indentação no início dos parágrafos ou antes de figuras como ícone. O parágrafo deve iniciar sem espaço ou tabulação na primeira linha. Caso deseje inserir a indentação utilize no máximo um valor de 0.5".

2. Não inserir espaços entre parágrafos

Evite inserir espaço entre parágrafos, utilizando o "Enter" do teclado. Ao invés disto utilize a propriedade de dar espaços entre parágrafos como por exemplo, configurar com 10pt "após" o parágrafo.

3. Inserir quebra de página entre capítulos

Insira quebra de páginas entre capítulos, desta forma o Kindle não vai exibir um capítulo novo na mesma página.

4. Evitar copiar imagens no Word

Evite copiar imagens diretamente no documento Word. Utilize o menu de inserir imagem no formato JPEG (.jpg) e faça o alinhamento centralizado da figura.

5. Não utilizar cabeçalhos e rodapé

Não utilize cabeçalhos e rodapés. O texto não será exibido corretamente no Kindle.

6. Inserir título no nome do capítulo

O Kindle facilita a navegação entre capítulos que possuem a formatação de Título no nome do capítulo.

7. Não utilizar fontes diferentes no texto

Não utilize tamanho de fonte diferenciada para dar ênfase no texto. O Kindle permite redimensionamento de fontes durante a leitura, modificando desta forma a apresentação do texto que está com fonte diferenciada.

8. Inserir página de capa e de direitos autorais

Antes do primeiro capítulo e depois da capa, o livro deve ter uma página de título juntamente com o nome do autor e uma página de direitos autorais. Pode ter também uma página de dedicação e uma página de prefácio ou prólogo. Cada uma destas páginas deve conter o texto centralizado e separadas por uma quebra de página. Por exemplo, para a página de título coloque o título centralizado e na próxima linha o nome do autor também centralizado, em seguida insira uma quebra de página para separar da página seguinte, que seria a página de direitos autorais, e assim sucessivamente até a página de prefácio ou prólogo se existir.

9. Inserir um índice

Para facilitar a navegação no Kindle o livro deve possuir um Índice. O Índice criado no Word é reconhecido pelo Kindle. Somente a numeração de página não é reconhecida, porque os dispositivos podem mudar o número da página de acordo com seu tamanho. Mas os capítulos que possuem um título e estão no índice podem ser facilmente localizados no Kindle.

10. Inserir marcador no título do índice

O Kindle tem a capacidade de fazer a navegação utilizando o menu "Go To" que permite ir para o Índice. Para habilitar esta funcionalidade selecione o titulo do índice e defina como um "Marcador" no Word com o nome "toc".

Conclusão

Estas são apenas algumas dicas de preparação do arquivo Word para converter em formato Kindle. Além destas dicas existem mais algumas etapas que devem ser seguidas antes de publicar o livro, como a preparação da capa, dos arquivos de imagens caso o livro possua imagens e algumas outras definições de publicação e comercialização que estão detalhadas no guia da Amazon Building your book for kindle (Preparando o seu Livro para Kindle).

Post Relacionado: