Páginas

Pesquisar neste blog

8 de agosto de 2023

Como Funciona o Editor de Vídeos Clipchamp

O aplicativo Clipchamp é um editor de vídeos da Microsoft que permite editar e criar vídeos usando a tela ou câmera do dispositivo. Atualmente o Clipchamp está disponível como um aplicativo para PC, em uma versão Web e para dispositivos iOS.

A Microsoft está planejando liberar uma versão para Android, mas até o momento da publicação deste post não consta a liberação da versão.

Você vai encontrar uma versão gratuita do Clipchamp para usar nas plataformas liberadas atualmente. Se você tiver uma assinatura Microsoft 365, além dos recursos básicos, vai ter acesso a mais filtros e efeitos para edição de vídeo.

Os recursos básicos incluem exportações ilimitadas sem marca d'água, exportações de vídeos de alta qualidade de até 1080p (HD), acesso à banco de áudio, imagens, vídeos, filtros e efeitos gratuitos.

Neste post vou apresentar uma visão geral do Clipchamp versão para PC. Todas as figuras são do aplicativo instalado em um computador, mas se preferir usar a versão Web, vai perceber que a interface é similar.

Iniciando o Clipchamp

Para instalar o Clipchamp vá para o Microsoft Store no Windows, procure pelo aplicativo Clipchamp e faça a instalação seguindo as instruções do instalador.

Uma vez instalado no seu computador, abra o aplicativo e escolha uma forma para entrar ou crie uma conta. Se possuir uma assinatura Microsoft 365, use o mesmo login para ter acesso a mais recursos do aplicativo.


Conhecendo o Clipchamp

Após entrar no Clipchamp você vai ter acesso às ferramentas para criação de vídeo. Existem as opções para Criar novo vídeo, Criar um vídeo com IA ou Inspirar-se com um modelo existente para várias plataformas e redes sociais. A criação de vídeo com IA cria um vídeo a partir de suas mídias.


A opção Criar novo vídeo permite gravar vídeo com Tela e Câmera, somente Câmera ou somente Tela, além de possuir um Conversor de texto em fala, onde você digita o texto e o Clipchamp cria o áudio a partir do texto. Todas essas opções estão disponíveis no item Gravar e criar no painel lateral esquerdo.


Além de Gravar e criar, você vai encontrar no painel esquerdo os itens, Templates, Música e SFX, Bibliotecas de vídeos, Biblioteca de imagens, Texto, Gráficos, Transições e Kit de marca.


Todos os itens do painel esquerdo possuem várias opções gratuitas, somente o Kit de marca que requer uma assinatura paga.

Na lateral direita do Clipchamp estão os itens de efeitos e tratamentos para edição como; Legendas, Áudio, Fade, Filtros, Efeitos, Ajuste de cores, Ajuste de velocidade, Transição e Cor, além da opção para definir a proporção do vídeo em vários formatos.


Uma vez que esteja com o vídeo pronto é possível gerar o arquivo MP4. Para gerar o arquivo use o botão Exportar, localizado no canto superior direito, e escolha a melhor opção de qualidade de vídeo para exportar seu vídeo.

Para vídeos com até 15 segundos é possível gerar um arquivo no formato GIF.


Os arquivos exportados são enviados, por padrão, para a pasta Downloads do computador, mas você tem a opção de escolher outro local, clicando em Salvar no computador (1), Criar link do vídeo (2) para compartilhar ou enviar o vídeo para a nuvem ou redes sociais (3).


Agora que você tem uma visão geral de como funciona o Clipchamp, pode usar mais essa opção de aplicativo gratuito para editar seus vídeos, mas lembre-se que o projeto dos vídeos criados no Clipchamp não possuem backup, se não tiver uma assinatura paga. Os arquivos do projeto ficam armazenados somente no dispositivo em que você está trabalhando.

Leia a seguir