Páginas

Pesquisar neste blog

28 de abril de 2022

Como Colocar Desenhos no Word para Montar Cenários

Os principais aplicativos do Office 365, Word, Excel e Power Point possuem uma opção para colocar desenhos animados em seus documentos. Esses desenhos podem ser usados para criar trabalhos artísticos ou montar cenários em seus documentos, planilhas ou apresentações. 

Os desenhos estão nos aplicativos com a denominação de "Pessoas de Desenhos Animados" e são principalmente compostos de pessoas e cenários.

Apesar de serem chamados de "Pessoas de Desenhos Animados", existem vários outros desenhos tais como, acessórios, formas, cenas, decorações, dispositivos, ambientes internos e externos, que podem ser usados isoladamente ou em conjunto para formar outros desenhos.

Vamos mostrar como colocar desenhos animados em um documento do Word, mas o procedimento é o mesmo para a planilha do Excel e para apresentações do PowerPoint.

Como inserir o desenho animado

Com o Word aberto em seu documento, vá para a guia Inserir, clique em Imagens no grupo Ilustrações e em Imagens de Estoque. O Word exibe uma janela com várias opções de imagens e uma guia Pessoas de desenhos animados.


Observe que existem várias categorias de desenhos como, caracteres, cabeças, rostos, acessórios e assim por diante.

Entre as diversas categorias, escolha o desenho para montar o seu cenário e clique no botão Inserir. No exemplo abaixo usamos como desenho uma cena de sala de reunião.


Todos os desenhos estão no formato SVG, portanto podem ser redimensionados sem apresentar o problema de qualidade de imagem, por serem vetoriais.

Como colorir o desenho animado

Os desenhos são fornecidos em contornos, mas podem ser preenchidos com cores ou alterar as cores do contorno, usando as ferramentas do próprio Word. 

São necessários seguir alguns passos para alterar o formato do desenho, antes de colorir.

1. Selecione o desenho, vá para a guia Gráfico de Formato e clique em Converter em Forma no grupo Alterar. É importante selecionar o desenho antes para poder visualizar a guia.

2. Após alterar a forma, quando selecionar o desenho, o Word vai começar a exibir a guia Forma de Formato.


3. Na guia Forma de Formato, clique em Painel de Seleção no grupo Organizar. Observe que o Word exibe o painel de Seleção do lado direito do documento com uma árvore hierárquica, onde cada linha representa uma  forma do desenho. 

4. No painel Seleção, selecione a forma que deseja colorir, clicando na linha da árvore hierárquica que representa a parte do desenho que deseja alterar. Na guia Forma de Formato, escolha os estilos e cores para cada forma no grupo Estilos de Forma.


Com os desenhos animados do Office 365, você pode enriquecer os documentos incluindo pessoas e cenários, além das imagens, gráficos e tabelas nos documentos.

Leia a seguir